Na tarde de ontem (14), a prefeita de Itaporanga, Maria das Graças (Gracinha), recebeu os representantes do Sintese no município, professor Uilson Hora, Denilza Evaristo, Josefa Passos e Adriana Santos, com o objetivo de debater sobre algumas demandas da categoria. Também estavam presentes na reunião a secretária de Educação, Doralice Alfano; a secretária de Finanças, Erivalda Farias; e o procurador do município, Bruno Lima; e William Cruz, representando a secretaria de Administração.
A primeira solicitação abordou a necessidade de observar a situação de servidores da educação com carga horária reduzida de forma equivocada. Foi solicitado uma Chamada Pública nos povoados, que seria a melhor forma de resolver o caso.
Outras demandas requeridas foram a criação da Lei que trata da Gestão Democrática e a posição da Prefeitura quanto à implantação do piso salarial de 2016. A secretária de Finanças, Erivalda Farias, propôs que será apresentado um estudo dos impactos da folha em maio, para que, depois de obter números concretos, seja pensado o projeto do piso. A proposta do professor Uilson é de implantar o piso no mês de junho.
Para atender ao requerimento, haverá uma reunião no dia 26 de abril apresentando os impactos da implementação. Desta maneira, definições concretas poderão ser estabelecidas entre sindicato e prefeitura.
A reunião, segundo a prefeita Gracinha, foi bastante proveitosa e serviu para aproximar ainda mais a gestão municipal com os professores, além de ampliar o diálogo e avaliar as possibilidades financeiras de a prefeitura atender as reivindicações dos professores.
“Nós ouvimos as reivindicações dos professores e mostramos também as dificuldades que nós estamos enfrentando para administrar o município. Inclusive, na Educação tivemos uma queda nos repasses do Fundeb, o que acabou comprometendo alguns projetos. Então, tudo isso é investimento que deve também ser reconhecido por todos”, observa a prefeita, acrescentando que continuará valorizando os professores público dentro da realidade financeira do município.
Acompanhe também o SEnotícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Itaporanga