Em 31 de março, comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. A data integra o calendário oficial do Ministério da Saúde, e tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. A Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) faz a sua parte, através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), e realiza, a partir das 07h desta quinta-feira, uma ação especial de educação alimentar, durante a Feira da Agricultura Familiar.
A ação conta com a parceria da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), que fornecerá mudas de acerola, graviola, goiaba, caju e pitanga, para distribuição gratuita aos consumidores da Feira. De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seidh (DSAN), Lucileide Rodrigues, durante a ação, as pessoas também poderão conversar com o nutricionista Hélio Penalva.
“As pessoas terão acesso a avaliação nutricional, com cálculo de IMC e medição de circunferência abdominal e de pescoço para avaliação de riscos. E também receberão orientações de um especialista sobre a correta forma de se alimentar, tendo em vista o tanto que os hábitos alimentares influenciam diretamente na saúde geral, podendo ser agentes na melhoria da qualidade de vida da população”, pontua Lucileide.
Ainda de acordo com ela, a ação integra um programa de educação alimentar desenvolvido pelo Governo de Sergipe, através do DSAN/Seidh, que compreende diversas outras atividades. “Entre elas, desenvolvemos hortas comunitárias e temos um ciclo de palestras sobre essas temáticas programado para acontecer nos Espaços Cuidar dos conjuntos João Alves e Bugio, e do bairro Santa Maria, para onde também levaremos a avaliação nutricional com especialistas”, revela.
E como neste ano o tema do Dia Mundial da Saúde [07 de abril] será “Diabetes”, nesta quinta-feira o DSAN aproveita para fazer também a distribuição de folderes informativos sobre Diabetes e Hipertensão, bem como sobre os dez passos a se percorrer para uma alimentação saudável.
Sobre a Feira da Agricultura Familiar
A Feira da Agricultura Familiar é um projeto desenvolvido pelo DSAN, que acontece quinzenalmente no Pátio da Seidh [rua Santa Luzia, 680], a partir das 06h. E por reunir agricultores de produção orgânica – ou seja, livre de agrotóxicos – vindos de todo o Estado, atrai grande número de consumidores interessados na melhoria da qualidade dos alimentos ingeridos. A Feira também acontece mensalmente na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e na Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Acompanhe também o SEnotícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos – SEIDH
Governo de Sergipe