Mais de 400 pessoas foram beneficiadas no primeira dia de atendimento do Centro Especial de Atendimento ao Cidadão (CEAC), em Itaporanga D’Ajuda, cidade a cerca de 29 quilômetros de Aracaju.
O CEAC Móvel em Itaporanga, que tem por finalidade oferecer e proporcionar a população serviços de cunho social, foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Itaporanga e o Governo do Estado.
A dona de casa Maria Rita foi uma das centenas de pessoas beneficiadas com o CEAC Móvel. Contente, ela relata a facilidade que teve em tirar a Carteira de Trabalho do filho mais novo, Bruno, de 15 anos.
“Esse serviço em nossa cidade foi uma benção, era tudo que a gente queria, pois se não fosse o CEAC Móvel aqui em Itaporanga a gente ia ter que ir até Aracaju para tirar o documento. Graças a Deus e a prefeitura não precisamos ir a capital para providenciar o documento do meu filho, que agora com a sua Carteira de Trabalho própria é mais que cidadão”, diz sorridente.
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), a presença das equipes do CEAC Móvel em Itaporanga atende as demandas da população. A prefeita destacou a importância do serviço.
“Agradeço a visita das equipes que compõem o CEAC Móvel e parabenizo o governador Jackson Barreto pela parceria com a prefeitura. Sentimos que a população queria e precisava dos serviços do CEAC Móvel e fomos buscar o apoio do governo para que fosse possível a presença desse serviço em nosso município, mesmo sendo apenas por alguns dias. É um projeto de grande relevância, que vai oferecer durante três dias os serviços essenciais para a nossa população”, reconhece a prefeita.
Durante a passagem por Itaporanga, o CEAC MÓVEL oferece diversos serviços à população, desde Carteira de Identidade à Inscrição para o Programa Sergipe Alfabetizado. Confira alguns dos serviços que serão prestados à população de Itaporanga pelo CEAC Móvel.
Carteira de Identidade (1ª e 2ª vias, sendo que a foto 3X4 deve ser fornecida pela pessoa); Certidões de Nascimento e de Óbito (1ª e 2ª vias); Certidão de Casamento (2ª via); Carteira de Trabalho, Seguro Desemprego; Serviços Ligados ao INSS, a exemplo da Inscrição do Trabalhador Rural, Contagem do Tempo de Serviço e Agendamento de Benefício; Confecção da Carteira de Passe Livre para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos e/ou portadores de deficiência física e mental; Marcação e Autorização de Consultas e Exames, bem como Renovação da Carteira dos Servidores Públicos Estaduais que possuem o IPESAÚDE e seus dependentes; Banese Card e Microcrédito; Serviços da Secretaria de Estado da Administração para servidores públicos estaduais; Incra; Serviços ligados à inclusão social, tais como: Confecção de Carta e Currículo; Ouvidoria Geral do Estado; Energisa; Pré-Inscrição para o Programa Sergipe Alfabetizado, e Internet Pública, entre outros serviços.
Atualmente a prefeitura, através do Centro de Referência em Assistência Social (Creas), disponibiliza alguns serviços, como solicitação de Carteira de Identidade, Aposentadoria junto ao INSS, 2ª via da Certidão de Nascimento e Alistamento Militar.
Os serviços, que foram coordenados pela médica Elma Amorim, integrante da equipe de assistência social do município, atendeu mais de 1 mil pessoas, incluindo moradores da sede e dos povoados.
Presenças
Participaram do evento, além da prefeita Gracinha, a secretária municipal de Assistência Social, Mirela Côrtes; o secretário municipal de Governo, Thiago Luduvice; o secretário municipal da Agricultura, Indústria e Comércio, César de Bebé e a coordenadora social Elma Regina, o vereador Marcelo Anchieta, Mariza da Mata, Tonho de Luquinha, Gordo Propaganda e Ricardo Possidônio. Além de assistentes sociais, psicólogos e servidores públicos, entre outros.
Redação SE Notícias