O governador Jackson Barreto inaugurou na tarde desta quinta-feira, 25, o Centro de Promoção à Saúde Luciano Barreto Júnior, unidade do Ipesaúde onde vai funcionar o atendimento e assistência aos pacientes com diversos tipos de diagnóstico, em especial o diabético. O pai do homenageado, empresário Luciano Barreto, sua mãe, Maria Celi Barreto, a irmã e os sobrinhos participaram do evento e se emocionaram com a iniciativa do Governo do Estado em prestar este reconhecimento ao legado deixado por Luciano Barreto Júnior.
O novo Centro, que é resultado de um investimento de R$ 473.330,50, oferecerá aos pacientes um corpo clínico formado por endocrinologistas, endocrinologistas pediátricos, cardiologistas, reumatologistas, acupunturistas, enfermeiros e profissionais de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos. A unidade teve uma capacidade de atendimento ampliada de 2.900 para 3.500 pacientes por mês.
Unidade conta com modernas instalações que propiciam aos pacientes e profissionais da saúde mais conforto e melhores condições de trabalho e atendimento. Um auditório com capacidade para 80 pessoas também funcionará para palestras, workshops e treinamento dos colaboradores.
O governador Jackson Barreto afirmou que o novo centro de saúde do Ipes não poderia receber um nome melhor que o de Luciano Barreto Júnior, “jovem empresário que aliou o seu trabalho de empreendedor ao do compromisso social. Estamos entregando esta unidade que vai prestar um grande atendimento aos servidores públicos do estado, o que demonstra também o nosso compromisso com os segurados do Instituto e os seus dependentes”, acentuou.
Jackson Barreto destacou o compromisso social da Construtora Celi ao criar e manter o Instituto Luciano Barreto Júnior, promovendo a educação de jovens da periferia e, com isso, facilitando o seu ingresso no mercado de trabalho. “Foi preciso um jovem mostrar que, além do seu trabalho de empreender, uma empresa tem que ter compromisso social. E os que fazem a Construtora Celi transformaram a dor em amor pelo semelhante, pelos mais pobres, por aqueles que moram nas periferias”, reforçou o governador, ao dizer que o maior compromisso do Governo de Sergipe também é com os mais pobres.
Visivelmente emocionado, o empresário e pai do homenageado, Luciano Barreto agradeceu a homenagem ao seu filho feita pelo governador e relatou que, ao retornar de um curso em São Paulo, onde conheceu a periferia deste grande centro urbano acompanhando obras, Luciano Barreto Júnior externou o seu propósito de fundar uma instituição voltada para os pobres.
Com os pilares educação e transformação, o Instituto Luciano Barreto Júnior já formou mais de 500 mil jovens da periferia e de escolas públicas de Sergipe. De acordo com Luciano Barreto, um número significativo desses jovens já ingressou também no mercado de trabalho. Ele disse que o Instituto dá aulas de reforço de física, química, matemática, português e cidadania. Os jovens também participam de oficinas de teatro, libras e rádio.
O empresário afirmou ainda que toda a família está feliz por emprestar o nome de Luciano Barreto Júnior à nova unidade do Ipesaúde, não somente por ser voltada para a assistência aos servidores públicos estaduais, mas também pelo fato do Instituto de Saúde ser uma referência no atendimento às pessoas.
Presidente do Ipesaúde, José Lauro Seixas Lima, afirmou que não poderia ter nome melhor para dar ao novo centro que o de Luciano Barreto Júnior, pelas suas atitudes virtuosas e preocupação com os mais humildes. Ele destacou a importância da unidade para o atendimento e assistência aos pacientes, especialmente os portadores de diabetes, que agora contarão com todos os médicos especialistas e profissionais de apoio num só lugar.
O Programa de Educação e Promoção à Saúde do Beneficiário (Pepasb), que visa melhorar a qualidade de vida dos assistidos pelo Ipesaúde e promove o equilíbrio terapêutico das doenças com atendimento humanizado, direto e domiciliar, também passa a funcionar no Centro.
Atendimentos
O Ipesaúde atende atualmente a 125 mil beneficiários entre servidores ativos e inativos e dependentes. O Instituto presta mensalmente 5 mil atendimentos de urgência e internamente uma media de 15 mil pessoas por mês. Por meio de clínicas conveniadas são realizadas cerca de 20 mil consultas e exames ao mês.
Presenças
Acompanharam a solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Mendonça, o conselheiro do Tribunal de Contas, Carlos Alberto de Souza, os promotores Orlando Rochadel e Nilzir Soares, secretários de Estado e dirigentes de órgão público.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe