Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, o Governo do Estado promoveu nesta quarta-feira, 03, evento em homenagem ao Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis, celebrado em 07 de junho. O governador Jackson Barreto participou das homenagens, ao lado do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, de prefeitos de municípios sergipanos e dos catadores do estado.
Jackson destacou a importância da valorização dos catadores, que desempenham um trabalho digno e fundamental para a sociedade e o planeta, como também a necessidade das parcerias entre os governos federal, estadual e municipal no desenvolvimento de políticas relacionadas à preservação ambiental.
“Fico muito feliz de participar desse evento em homenagem a estes trabalhadores e fico mais feliz ainda pelo trabalho realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, orientando, ensinando, educando e mostrando que o desenvolvimento com sustentabilidade só se faz dessa forma: com a participação de todos os agentes envolvidos. Estou impressionado com o grau de conscientização, não apenas dos catadores, mas das próprias Prefeituras Municipais, que através de cooperativas e iniciativas particulares têm orientado e educado as pessoas a respeito da reciclagem, da coleta seletiva e para compreender que podemos ter desenvolvimento com sustentabilidade e com essas iniciativas garantir o futuro do mundo, das novas gerações, preservando o meio ambiente”, declarou Jackson.
O primeiro encontro estadual de catadores e catadoras de material reciclável foi realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e Direitos Humanos (Seidh) e com a Secetaria de Estado da saúde (SES). A programação, que teve como cenário o Parque Governador José Rollemberg Leite (Parque da Cidade), na Zona Norte de Aracaju, contou com exposição de artigos feitos a partir de materiais recicláveis; lançamento de Campanha para Arrecadação de Recicláveis, pelo Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio Amadeus, voltado para os Catadores de Materiais Recicláveis da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju/SE (Care); plantio simbólico de espécies da Mata Atlântica por catadores e apresentação de grupos folclóricos formados por crianças e adolescentes filhos dos catadores da Caredo Santa Maria.
Segundo o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis no estado, Adriano dos Santos, Sergipe conta com cerca de 1.400 catadores.
“Eventos como este demonstram que temos um respaldo do governo, que o governo está junto, que é parceiro. Isso é uma motivação maior para que possamos fortalecer a inclusão social e produtiva dos catadores. A gente está em um momento ímpar para a nossa categoria, com a inclusão social e produtiva dos catadores a partir do encerramento dos lixões. Com isso, buscamos parcerias, tanto com o município, quanto com o Governo do Estado, para que essa implementação seja feita da forma correta com a inclusão social e produtiva dos catadores para depois ser a implementação da coleta seletiva para os catadores fazerem parte desse processo todo e trabalharem com muito mais dignidade e qualidade de vida. Depois da criação dos consócios, a gente pode ter uma afinidade muito maior e pode dialogar com o município sobre a nossa demanda. Também por parte dos catadores, a gente está fomentando a organização para que eles criem suas cooperativas para atuarem juntos com os municípios na gestão integrada dos resíduos sólidos”, explicou Adriano Santos.
Para a presidente do Grupo Renovação, do município de Nossa Senhora das Dores, Glória Maria Bispo, foi muito gratificante expor seu trabalho no evento em homenagem ao dia do catador. O grupo que confecciona bonecas e objetos com retalhos de tecido e garrafas pet é formado por mulheres de 30 a 90 anos e pessoas com depressão e já atua no município há 20 anos. “A gente faz essas bonecas com restos de tecidos,que iriam para o lixo, das costureiras. Trabalhamos também com reciclagem de garrafa pet, fazemos troninhos para bonecas, descanso de prato, galos em miniatura, entre outras coisas. A gente já cuidava do planeta, mesmo antes de fomentarem tudo isso. Mas esse olhar do governo para o nosso trabalho traz o olhar das pessoas para o nosso grupo que já existe há 20 anos e já fomentava a proteção do planeta. O grupo precisa desse apoio do Estado, porque somos o presente, o passado e o futuro”, disse Glória Maria.
Homenagens
Na ocasião, foram premiados e certificados com placas de responsabilidade social, prefeitos que contrataram cooperativas de catadores de materiais recicláveis para a realização de coleta seletiva e prefeitos que implantaram a coleta seletiva em seus municípios. Também foram premiados o consórcio intermunicipal que mais se destacou na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o consórcio que mais se destacou pelo maior número de municípios que implantaram a coleta seletiva.
O Governo do Estado premiou, ainda, catadores de materiais recicláveis que se destacaram na realização das suas atividades. A senhora Maria Antônia Santos foi homenageada por ser a catadora de mais idade e com mais tempo na catação em lixões por consórcio, estando a 18 anos realizando este trabalho; já a Care recebeu homenagem pelo trabalho pioneiro como Cooperativa de Recicláveis no estado.
“O Estado tem buscado implementar ações que apoiem os catadores e os municípios nas políticas de resíduos sólidos e na preservação ambiental. Buscamos organizar os catadores e inserí-los na sociedade com dignidade. Sergipe tem uma atenção especial ao meio ambiente e queremos nos tornar exemplo nas questões que envolvem os resíduos sólidos. Os catadores são importantes agente do meio ambiente, por isso contam com nosso apoio”, informou o secretário Olivier Chagas.
Os catadores e a população que compareceram ao evento pode também contar com um dia dedicado a atividades de beleza, lazer e recreação. A Seidh participou com suas duas unidades móveis: uma para atualização do Número Inscrição Social e para inscrição no Bolsa-Família, e outra de Unidade de Proteção contra a Violência à Mulher.
A SES promoveu testes grátis e orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, incluindo a Aids, assim como, orientação sobre cuidados para impedir a proliferação do mosquito transmissor da Dengue. Os catadores ainda receberam orientações sobre Diabetes e puderam aferir sua pressão.
Elaboração de planos regionais de gestão de resíduos sólidos
O Governo de Sergipe, através da Semarh, orientou a criação de quatro Consórcios Públicos de Saneamento Básico (CPSB) para atender aos municípios dos Territórios do Baixo São Francisco, do Agreste Central, do Sul/Centro Sul, e da Grande Aracaju, nas questões do planejamento, regulação, fiscalização e na prestação dos serviços, em conformidade com as tecnologias adequadas.
Com recursos financeiros da União, por conta de convênios firmados com o MMA, e contrapartida do tesouro estadual, a Semarh vem trabalhando a elaboração dos quatro Planos Intermunicipais, tendo concluído ao final de 2014 os Planos relativos aos CPSB do Baixo São Francisco, do Agreste Central e do Sul/Centro Sul, ficando para conclusão em 2015 o Plano do Consórcio da Grande Aracaju.
Com os Planos, os municípios consorciados terão ganhos de escala no manejo dos resíduos sólidos, potencializando os investimentos realizados e profissionalizando a gestão municipal em prol da melhoria da qualidade de vida da população.
De acordo com o prefeito de Boquim, Jean Carlos, o apoio do Estado tem sido fundamental para os municípios sergipanos desenvolverem suas politicas voltadas aos resíduos sólidos. “Não podemos pensar em resolver o problema do lixo sem levar em conta a coleta seletiva. Só devemos descartar aqueles materiais que não podem ser realmente reciclados, por isso precisamos deste apoio do Estado para desenvolver esse projeto, que envolve as cooperativas, criação de centro de triagem e de compostagem”.
Dia do Meio Ambiente
No período de 01 a 05 de junho, o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Semarh celebra a Semana Mundial do Meio Ambiente.Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho,catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. O tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2015 é: “Água e Desenvolvimento Sustentável”.
Os principais objetivos das comemorações são: mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais e advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Para 2015, a programação da Semana do Meio Ambiente envolve não só a capital, mas também o interior, através de visita às Áreas de Proteção Ambiental do Governo do Estado de Sergipe. A abertura da Semana foi na segunda-feira, 1º, com uma visita ao Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Junco, no município de Capela.
Presenças
Participaram do evento, os prefeitos de São Domingos, Pedro Silva, de Laranjeiras, Juca de Bala, Canindé, Heleno Silva, Divina Pastora, Silvio Cardoso, de Itabaianinha, Robson Cardoso Hora, de Nossa Senhora da Glória, Chico do Correio, de Macambira, Ricardo Souza, de Simão Dias, Marival Santana, de Maruim, Jeferson Santana, de Itabi, Rubens Feitosa Melo, de Telha, Domingos Santos, de Indiaroba, José Leal, de Areia Branca, Acácia Maria Nascimento, de Santa Rosa de Lima, Valdir Bispo, de Malhador, Elaine Oliveira de Araújo, de Boquim, Jean Carlos, de São Miguel do Aleixo, Selma de Mauro de Rocha e de Riachuelo, Cândida Leite. Assim como, os secretários de Estado da Inclusão Social, Marta Leão, da Saúde, José Sobral, da Agricultura, Esmeraldo Leal e da Comunicação, Sales Neto, entre outros representantes de órgãos estaduais e nacionais, cooperativas e associações do estado.
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe