A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Trabalho, participou na manhã desta segunda-feira(18), no Ministério Público do Estado, do Seminário “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
O evento teve por objetivo reforçar o cumprimento de políticas públicas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes nos casos de violência sexual, além de reafirmar o compromisso do Ministério Público na defesa dos direitos e proteção integral de crianças e adolescentes, mobilizando e conscientizando a sociedade para combater, permanentemente, à violência sexual infantojuvenil.
Psicólogos e assistentes sociais de Itaporanga participaram do seminário, além de funcionários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Para a psicóloga Emanuelle Loyola, coordenadora do Cras, o seminário foi importante para lembrar que a luta contra a violência sexual infantil é de toda a sociedade. Ela lembra que o combate deve ser feito todos os dias e não apenas no mês de maio, período em que é celebrado o combate à exploração infantil.
“O encontro enfatiza a luta contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes. É importante participar para trocar experiências com os colegas de profissão de outras cidades e implantá-las em nosso município. Mas devo lembrar que o combate a este tipo de violência é de toda a sociedade e não apenas de especialistas e do setor público. O combate à exploração sexual infantil deve ser feito todos os dias. Em Itaporanga, graças ao apoio da prefeita Gracinha, temos feito todos os esforços possíveis para conscientizar a nossa população”, explica a psicóloga.
A assistente social Isabele Menezes do Creas e a psicóloga Talita Costa, coordenadora do Creas, também participaram do seminário.
Ação de conscientização
O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei Federal nº 9970/00). Em todo o país instituições que atuam no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes articulam ações voltadas para combater a exploração infantil.
Para que a data não passe em branco, no dia 19 de maio, a Secretaria Municipal de Itaporanga vai realizar ações de conscientização nas praças da cidade que vai consistir em distribuição de informativos à população sobre o tema, disponibilizando telefones úteis para denúncias em casos de abuso infantil.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
T.Dantas Comunicação e Marketing