Uma semana de capacitação, valorização e oportunidades para ampliar conhecimentos e qualificar o profissional da assistência à saúde. Assim é o foco da Semana Sergipana de Enfermagem 2015, que será aberta no Dia do Enfermeiro, 12 de maio e segue até o dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, dia 20.
Com uma programação que beneficiará os profissionais da enfermagem que atuam no interior, o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE) abre a Semana Sergipana de Enfermagem na cidade de Itabaiana, a partir das 14 horas.
Cada dia será realizado em uma cidade diferente, dando oportunidade aos profissionais que estão nessas regiões a participarem e sentirem o apoio na busca de atualizações sobre suas atividades. O Coren/SE oferece minicursos sobre “Atualização no Suporte Básico da Vida”, em seis municípios sergipanos, que são sedes regionais e abrangendo as cidades circunvizinhas, a fim de facilitar a presença dos profissionais dessas outras cidades.
Os municípios que receberão os eventos são Itabaiana, dia 12. No dia 13 em Lagarto, 14 em Nossa Senhora do Socorro e 15 na cidade de Propriá. Segue ainda dia 18 em Estância, 19 em Nossa Senhora da Glória. O encerramento dia 20, em Aracaju terá uma programação diferenciada, devido à quantidade de profissionais que atual na capital.
As inscrições estão disponíveis no portal do Coren/SE www.corensergipe.org.br e pede o apoio de todos os participantes com a doação de um quilo de alimento, para ser entregue no dia e cidade escolhida.
“A Enfermagem e a suas Contribuições para a Consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)” foi o tema escolhido para alertar a todos que a base para a assistência no SUS vem da enfermagem, então ela deve ser vista com um olhar diferenciado, sendo respeitada e valorizada, pelo seu importante papel na construção da saúde brasileira.
Em Aracaju, também acontecerão palestras com outros temas, como “O profissional de saúde como remédio: a arte da humanização da assistência”, ministrada psicólogo e doutor Ricardo Azevedo Barreto, como palestra magna. E ainda, “Contribuições da Enfermagem para a consolidação do Sistema Único da Saúde”, ministrada pelo enfermeiro especialista Venceslau Jackson da Conceição Pantoja, do Amapá. E mais, “Enfermagem Forense: Novas perspectivas na assistência de Enfermagem”, palestra que será ministrada pela enfermeira presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Forense, Zenaide Cavalcante de Medeiros.
Doenças atuais que estão em atingindo grande parte da população também será tema de palestra, “Assistência de Enfermagem na Atenção Básica para Doenças exantemáticas: Dengue e Chikugunya”, que terá a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju Taise Cavalcante como ministrante.
Outros temas “Acolhimento e classificação de risco: Aplicabilidade do Protocolo de Manchester”, pelo enfermeiro Denisson Pereira da Silva, e “Humanização da Assistência Materno Infantil: Rede Cegonha”, pelo enfermeiro professor doutor Valdecyr Herdy Alves, do Rio de Janeiro.
A previsão de participação para cada cidade do interior é de 100 profissionais e em Aracaju, 500 pessoas. A Semana Sergipana de Enfermagem 2015 está sendo promovida pelo Coren/SE com parceria do Conselho Federal de Enfermagem.
A comemoração dos dias alusivos aos profissionais da enfermagem será um marco para a categoria que começa a perceber uma atuação específica em busca de sua qualificação profissional, por parte do seu Conselho.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Da Assessoria de Imprensa/Coren/SE