O Comitê Sergipano do Desarmamento ligado à Secretaria de Segurança Pública comemora nesta quarta-feira, dia 15, até o próximo dia 23 de abril, o dia do desarmamento infantil com ações concentradas no município de São Cristóvão. As comemorações são feitas em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e Prefeitura de São Cristóvão.
Ao contrário do que se possa imaginar, a ideia não é tirar das crianças armas de fogo, mas recolher armas de brinquedos para trocar por brinquedos lúdicos, que estimulem a coordenação, a socialização e o pensamento das crianças. Essa troca está prevista para acontecer na sede do município no próximo dia 23 de abril. “Existem vários estudos na Europa que dizem que crianças que possuem armas de brinquedos tendem na idade adulta a comprar uma arma de verdade”, atestou o coordenador do Desarme-se, Fábio Costa.
Segundo Fábio, a troca de brinquedos deseja atingir não só os pequenos, mas também os pais. Ao longo desta semana será promovido um concurso de redação com o tema “O policial civil em busca da diminuição da violência no ambiente escolar” para os alunos das escolas da rede estadual e do município de São Cristóvão.
Costa destaca que nos últimos quatro anos o comitê recolheu voluntariamente da população sergipana 900 armas de fogo mediante indenização que varia de R$ 150 a 400,00 a depender do calibre da arma. Apenas em 2015, 25 armas foram entregues voluntariamente. “Na próxima segunda-feira, a base móvel da campanha do desarmamento ficará estacionada na praça Fausto Cardoso a fim de recolher armas de fogo da população”, disse.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Informações da SSP/SE