“Os governadores do Nordeste estão unidos para a retomada do crescimento do país”, diz Jackson em encontro com Dilma
Os governadores entregaram uma carta à presidenta expressando o compromisso da região com o estado democrático de direito.
Governadores do Nordeste levaram solidariedade à presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira, 25, durante reunião no Palácio do Planalto. Eles reforçaram o apoio à democracia brasileira e discutiram a continuidade dos investimentos do Governo Federal na região.
Entre os temas debatidos, estavam as medidas de combate aos efeitos da seca e as obras do programa de Aceleração do Crescimento. O governador Jackson Barreto deixou o encontro satisfeito com a discussão.
“Foi uma reunião muito afirmativa do ponto de vista da solidariedade dos governadores ao projeto democrático que o país está vivenciando, um encontro de apoio à presidente Dilma Rousseff e de apoio à democracia. Do ponto de vista específico do Nordeste, fizemos um documento sobre as obras em andamento na região. Há a preocupação de que é necessário um entendimento nacional, de forças políticas e sociais, para a retomada do crescimento econômico. Paralelo a isso, fizemos uma defesa dos investimentos públicos e privados, incluindo a Petrobras”, declarou.
Para Sergipe, Jackson reivindicou a continuidade das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de financiamentos federais, realizados principalmente juntos ao BNDES e Caixa Econômica Federal. Isso garante a ampliação da construção de casas populares, ampliação do aeroporto Santa Maria e Construção do Canal de Xingó, por exemplo.
Os recursos do PAC da Seca também foram debatidos. No estado, o programa de combate aos efeitos da seca executa a ampliação e duplicação de três adutoras: adutora de Umbaúba, Itabaianinha e Tomar do Geru, no sul sergipano; adutora sertaneja, em Aquidabã e adutora do sertão, em Nossa Senhora da Glória. Juntas, as obras somam mais de R$156 milhões e beneficiam 221 mil sergipanos.
Aeroporto
“Questionamos a obra do aeroporto, falamos também com o Ministro do Planejamento. Essas discussões todas serão executadas após a aprovação do ajuste fiscal para saber qual o caminho que a economia irá tomar. Acredito que é preciso desarmar o espírito, buscar um entendimento racional e discutir o futuro do país. O que não pode é o País parar porque vivemos um ciclo virtuoso de crescimento nesses últimos 12 anos. A aprovação do ajuste fiscal poderia ser uma solução para esses entraves econômicos e para que país volte a fazer investimentos”, disse Jackson.
A ampliação e reforma do aeroporto Santa Maria está inclusa no PAC. A obra está orçada em R$ 340 milhões e é realizada em três etapas: nova pista de pouso e decolagem prevista para este ano; conclusão da primeira etapa das obras viárias do entorno realizadas pelo Governo do Estado e em fase final; implantação de novo terminal de passageiros e novo pátio de aeronaves. Essa última etapa de modernização do aeroporto da capital deverá estar concluída em 2017.
Outros temas
Além da continuidade dos investimentos federais em andamento na região, os governadores apresentaram pontos para apreciação da presidenta. Foram discutidos novos financiamentos, o apoio à rede pública de saúde, a inclusão do Nordeste como laboratório para o Sistema Único de Segurança Pública e o combate à estiagem.
O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, também esteve na reunião e disse que a presidenta se comprometeu a aprofundar a discussão sobre esses pontos. “São pontos que ajudam a fortalecer o pacto federativo e que precisam ser refletidos. Alguns nós não podíamos responder, a não ser aprofundando a discussão dentro do governo, e encaminhando também as demandas específicas dessa agenda em cada governo”.
Também participaram da reunião o vice-presidente, Michel Temer, e os ministros da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Nelson Barbosa e da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas. Os governadores também entregaram uma carta à presidenta expressando o compromisso da região com o estado democrático de direito.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe