Nos próximos dias será publicado o edital no Diário Oficial para contratação de professores para os programas Projovem Urbano e ProJovem Campo.
Os programas são fruto de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo Estadual, tendo como objetivo promover a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever, mas não tenham concluído o ensino fundamental.
Ao todo, no Programa ProJovem Urbano, cerca de 131 professores serão contratados de forma temporária, com vínculo de 18 meses. Os docentes atuarão no ensino fundamental.
“Também serão contratados profissionais ligados à participação cidadã, turismo e informática, cursos que permeiam a área de qualificação profissional do programa”, disse o coordenador do Projovem Urbano, José Trindade Júnior.
Para o ProJovem Campo – Saberes da Terra – serão 48 docentes, sendo 12 nas áreas de linguagens, e em igual quantidade em matérias ligadas as ciências humanas, ciências agrárias, ciências da natureza e matemática, além de cuidadores de crianças, 13 merendeiras e 3 coordenadores de turma, ligados à Pedagogia da Terra.
A coordenadora do programa, Maria José Souza, ressalta que os profissionais devem possuir habilidade e conhecimento de agricultura familiar.
“O programa é voltado para alunos que moram na zona rural e possui cinco eixos, o articulador sendo a agricultura familiar e sustentabilidade, além de trabalhar com a metodologia da alternância – tempo, escola e comunidade; por isso a importância do professor ser atrelado a essa área”, disse a coordenadora.
Os profissionais serão contratados por um prazo de dois anos e atuarão em 12 municípios – Gararu, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Indiaroba, Pacatuba, Malhador, Pedra Mole, Poço Verde, Simão Dias, Graccho Cardoso, Laranjeiras e Riachuelo.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Ascom/Seed