Criar um ambiente favorável para os artesãos sergipanos expor seus trabalhos e realizar negócios, sem ter que se preocupar com transporte, armazenamento, embalagem dos produtos e vendas. Essa é a proposta do Sebrae quando monta o estande da Economia Criativa na Feira de Sergipe. E o local recebeu a visita das artesãs que são responsáveis pelas peças que estão sendo expostas.
Esse ano novamente organizamos uma caravana com artesãos do interior que estão com produtos no estande para visitar a Feira de Sergipe. È importante para eles verem como seus produtos estão expostos, conversar com os clientes e trocar experiências com os outros artesãos, explica Katia Araujo dos Anjos, coordenadora do estande.
As peças artesanais expostas são fruto do trabalho de artesãos de dez associações do interior, de municípios como Neópolis, Aracaju, Lagarto, Tobias Barreto, Pirambu, Divina Pastora, Boquim, Santana do São Francisco, Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora das Dores. é possível encontrar artesanato feito com a palha do ouricuri, cabaças, papel reciclado, madeira, além de bordados em ponto de cruz, renda irlandesa, crochê, patchwork, mandalas, bisquit, pinturas em tecidos e quadros.
Para a artesã Neide Andrade, de Lagarto, que participa da caravana e está com peças em patchwork no estande, visitat a Feira é muito bom. Já tive oportunidade de expor no estande organizado pelo Sebrae, mas é muito bom visitar o evento, ver nossos produtos expostos. A Feira está ótima, grande oportunidade de divulgar nosso trabalho e realizar negócios, diz Neide.
Outro ponto bastante elogiado pela artesã é não ter preocupação com a logística. O Sebrae cuida de tudo, transporte, embalagem, estoque e venda dos produtos, o artesão só precisa se preocupar em produzir, é um apoio muito grande pra nós, explica Neide Andrade.
E os produtos expostos estão agradando os visitantes. A baiana Carine Barreto visitou o estande e aprovou o que viu. Já estive em outras edições do evento, a Feiras de Sergipe 2015 está melhor, mais organizada. As peças expostas no estande do artesanato organizado pelo Sebrae estão lindas, muito bom o trabalho dos artesãos, estão de parabéns, diz Carine.
Apoio ao artesanato
O Sebrae realiza diversas ações de apoio ao artesanato, são capacitações que ajudam os artesãos a produzirem peças cada vez mais bem acabadas, ofertadas com preços justos que valorizem sua mão de obra. Outro ponto destacado pelos colaboradores do Sebrae é sobre a formalização, seja com foco no associativismo ou no Micro Empreendedor Individual. E na abertura de mercado, pois quem produz quer vender. A Instituição organiza caravanas e missões empresariais com destino a feiras e eventos em outros estados, permitindo que os artesãos troquem experiências, divulguem seu trabalho e tenham acesso as novidades do mercado.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
por Bruno Leonel /Sebrae/SE