A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou ontem, 22, a aprovação dos doutorados em Ciências Farmacêuticas e Química e do mestrado acadêmico em Economia para a Universidade Federal de Sergipe. Todos os cursos terão seleção aberta em 2015.
No final de novembro já havia sido aprovado o funcionamento de três projetos envolvendo a instituição: os doutorados interinstitucionais em Ciências da Saúde, Administração, e Biometria e Estatística Aplicada. Agora a UFS dispõe de 10 doutorados e 45 programas de mestrado, sendo cinco deles profissionais.
Doutorado em Ciências Farmacêuticas
O curso de mestrado iniciou suas atividades em 2008. Na última trienal, em 2013, teve evolução conceitual junto a Capes, o que permitiu o envio da proposta de Doutorado agora aprovada.
A pós-graduação em Ciências Farmacêuticas tem o objetivo de promover a formação de profissionais capazes de participar ativamente da produção do conhecimento, da elaboração de planos de pesquisa, prática e ensino em Ciências Farmacêuticas.
O curso possui a Farmácia como área de Concentração e três Linhas de pesquisa: a) Química e Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos; b) Assistência Farmacêutica e c) Desenvolvimento e Controle de Fármacos e Medicamentos.
Doutorado em Química
A aprovação do doutorado em Química decorre de um intenso trabalho iniciado no ano 2000. Na última avaliação trienal, ocorrida em 2013, o Programa, que já formou mais de 130 alunos em nível de mestrado, subiu para conceito 4.
Fazem parte do doutorado 19 docentes permanentes, professores da UFS dos campi de São Cristóvão e Itabaiana, e um colaborador/visitante sênior.
O doutor em química deve contribuir nos grandes desafios nacionais e internacionais, relacionados aos temas de educação, água, alimentos, bioenergia e biocombustíveis, nanotecnologia, química verde, ética, materiais, preservação do meio ambiente, dentre outros temas.
Mestrado acadêmico em Economia
O curso de Mestrado Acadêmico em Economia, recomendado pelo CTC da Capes, tem como área de concentração o Desenvolvimento Econômico e como linhas de pesquisa (1) Crescimento e Tecnologia e (2) Economia Social e Desenvolvimento.
O curso é fruto de uma associação temporária entre o Programa de Pós-Graduação em Economia (Propec), da Universidade Federal de Sergipe e o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O novo mestrado contribui para a pós-graduação no Centro de Ciências Aplicadas, que conta com o menor número de mestrados dentre os Centros da UFS, sendo o segundo do Programa de Pós-Graduação em Economia, que já oferece, desde 2005, um Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais.
Para mais informações: copgdufs@gmail.com ou pelos ramais 2105-6496/6479.
Fonte: Ascom UFS