Em busca da melhoria das condições de trabalho dos músicos de Sergipe, o SINDMUSE (Sindicato dos Músicos Profissionais), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), protocolou um ofício na Prefeitura Municipal de Aracaju solicitando as Notas Contratuais Individuais de cada músico que vai se apresentar no Réveillon 2015 na Orla de Atalaia.
Em cumprimento da legislação vigente, o sindicato também está visitando empresas, bares e demais estabelecimentos privados para informar a necessidade de pagarem o INSS dos músicos, assim como entregarem uma via da Nota Contratual de cada músico ao SINDMUSE. O objetivo da ação é assegurar que nenhum músico seja lesado, ou tenha seus direitos desrespeitados nos contratos para realização de shows.
Há poucos dias, o SINDMUSE apresentou à Prefeitura de Aracaju uma proposta orçamentária, formulada em comum acordo com vários artistas sergipanos, no valor global de R$ 350 mil, abrangendo 20 músicos sergipanos, 10 trios elétricos e três Dj’s em boate itinerante, junto a todos os custos estruturais e devidas tributações. Mas a Prefeitura não aceitou a proposta de baixo custo.
Como a proposta não foi aceita pela Prefeitura de Aracaju, que divulgou na imprensa local uma programação de Réveillon com oito artistas, orçada em R$ 1.200.000,00, o sindicato protocolou outra denuncia no Ministério Público, afirmando que a atitude da Prefeitura fere o princípio da economicidade.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
por Iracema Corso, da CUT