A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), registrou o nascimento de mais um potro na noite da segunda-feira, 15, na sede do próprio Esquadrão, situada no Parque da Cidade, no bairro Industrial, zona norte de Aracaju.
O mais novo integrante do plantel do EPMon, filho da égua 206 Zafira, nasceu às 23h e foi batizado pela equipe do Esquadrão pelo nome Hermes. Sem contrariar a regra, o potrinho nasceu à noite, momento em que as éguas escolhem para se proteger de possíveis predadores.
“Com o nascimento do potrinho, o EPMon totaliza 69 equinos. Em dois anos e meio, esperamos contar com o emprego do animal recém-nascido na modalidade de policiamento ostensivo montado”, enfatizou o tenente Geovani, subcomandante do Esquadrão de Polícia Montada da PM. Hermes faz parte do Programa de Remonta do EPMon, implementado desde 2013, na subunidade militar.
Reprodução e remonta
No início de 2013, a Cavalaria da PMSE implementou o Projeto de Reprodução e Remonta, adquirindo éguas voltadas para a reprodução dentro do próprio EPMon. A ação busca a autossuficiência, resultando na produção integral dos próprios equinos e, por consequência, na redução de gastos, já que não será mais necessário comprar animais.
Para impulsionar ainda mais o Projeto, o comando geral da PMSE tem a intenção de adquirir novas éguas nos próximos meses. Ao final desse processo, todos os animais estarão substituídos por outros mais novos e com características escolhidas pelo próprio Esquadrão, que tem buscado reprodutores de qualidade.
Da Ascom/PM/SE