Sergipe 247 – A pesquisa Dataform, divulgada nesta segunda-feira (1º) pelo jornal Cinform, traz uma saraivada de dados negativos para o
prefeito João Alves Filho (DEM). Prestes a completar dois anos no comando da administração municipal, ele não foi capaz ainda de deixar uma marca do que prometeu fazer na capital. Segundo o instituto, 55,3% dos aracajuanos acham que, com João, a cidade continua “a mesma coisa” se comparada a atual gestão com as administrações anteriores. Além disso, para 30% dos entrevistados, o prefeito do DEM faz uma administração ruim e péssima. E embora, 38% digam que a gestão de João é “boa” e 6% a avaliem como ótima, apenas 16,5% dos aracajuanos declaram voto no atual prefeito quando questionados sobre a eleição de 2016.
De acordo com a sondagem, 21,8% dos moradores da capital afirmam que Aracaju melhorou com o atual prefeito. Outros 19,5% dizem que a situação piorou. Mas o dado mais relevante é realmente os 55,3% que acham que “continua a mesma coisa”. Considerando que João foi eleito em primeiro turno, no pleito de 2012, para promover uma revolução na cidade, a percepção de que tudo continua igual somada ao índice do que acham que piorou revela uma insatisfação sobre a atual gestão de 75%.
A etapa da pesquisa que pergunta sobre a intenção de voto do eleitor de Aracaju para a disputa de 2016 é também muito ruim para o prefeito João Alves Filho. Só 16,5% se dizem dispostos a votar nele. É menos de um terço dos que o elegeram há dois anos. Nesta questão, quem aparece melhor é o deputado federal eleito Adelson Barreto (PTB) com 25,5% das intenções de voto. O deputado federal Valadares Filho (PSB) tem 12,5%. O ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) alcança 11,5%. O deputado federal Mendonça Prado (DEM) soma 5%. A professora Sônia Meire (PSOL), que disputou o governo do Estado neste ano, tem 4,8%. O ex-prefeito de Capela, Sukita (PMDB), tem 4,5%. O deputado federal Rogério Carvalho (PT) aparece com 1,5%. O atual vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) decepciona com parcos 0,5%. Indecisos, nulos e brancos são 17%.
Também ruim para o atual gestor, a avaliação da gestão deixa a desejar. São 30% os que consideram o governo municipal como ruim (15,5%) e péssimo (14,5%). Outros 21% enxergam João como um prefeito “regular”. Ou seja, a massa de descontentes soma 51%. Já os que aprovam o atual prefeito são 44,3% (38% acham boa e 6,3% avaliam como ótima). 400 pessoas foram entrevistadas. A margem de erro é de 5%.
Em dois anos, que distanciam o prefeito da sua tentativa de reeleição, dá para reverter este quadro? Opositor da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) e adversário do governador reeleito Jackson Barreto (PMDB), o caminho que se abre para João não é fácil.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Matéria postada originalmente no Portal Sergipe 247