O Governo do Estado decide manter o concurso público para escrivão e agente da Polícia Civil, com base em parecer jurídico emitido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). O Estado já respeita a legislação vigente na medida em que reserva o percentual máximo de 20% das vagas as pessoas com deficiência. Sendo assim, a prova objetiva do concurso está mantida para o dia 30 de novembro.
Concurso
O certame organizado pelo Governo do Estado terá o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação como responsável pela prova. As inscrições para o concurso encerram-se no último dia 29. Para concorrer aos cargos, os inscritos devem ter diploma de qualquer curso de nível superior, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e para o cargo de agente de polícia é necessário também carteira de habilitação.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário inicial para ambos os cargos é de R$ 4.500,00. As provas serão realizadas no dia 30 de novembro, sendo as de escrivão no turno da manhã e de agente pela tarde, dando oportunidade de os candidatos se inscreverem para ambos os cargos.
Fases
O cronograma concurso público em questão está dividido em quatro fases. A primeira acontecerá na data de realização da prova escrita e eliminatória sobre conhecimentos gerais e específicos. A segunda fase, também eliminatória, consiste em um exame psicotécnico e físico. Nesta fase, serão convocados os candidatos que ficarem até a 560ª posição da classificação da prova escrita, para as vagas de agentes de polícia e até a 112ª colocação para escrivão. Para o exame psicotécnico serão convocados os candidatos aptos na prova de capacidade física.
A terceira fase, que também é eliminatória, consiste no Curso técnico-profissional, ministrado pela Academia da Polícia Civil e com duração de 360 horas-aula, além de prova final sobre o conteúdo prático das disciplinas ministradas no curso. Já na quarta fase, que é classificatória, os candidatos serão julgados e classificados, inclusive, se for o caso, de acordo com os títulos válidos apresentados.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe