A prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças (Gracinha), esteve representada hoje na manifestação que fechou a BR-101, na entrada da cidade, por quase 5 horas, pelo secretário municipal de Governo, Thiago Luduvice, que juntamente com policiais rodoviários federais, negociou com os manifestantes a liberação da rodovia. A manifestação foi em protesto contra a falta de ônibus que fazem a linha para Itaporanga, agravada nesta segunda-feira (10) depois da greve dos motoristas da empresa São Pedro.
A prefeita, que já se encontrava na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDURB), convidou uma comissão formada por moradores de Itaporanga para discutir o assunto com os técnicos da SEDURB.
Na reunião, que já havia sido agendada na semana passada pela prefeita, para discutir os problemas que vinham sendo causados pela empresa São Pedro, foi solicitada melhoria no sistema do transporte intermunicipal que atende a população de Itaporanga.
A prefeita e a comissão de moradores solicitaram carros novos, junto às empresas de ônibus que fazem a linha Aracaju/Itaporanga; aumento da frota para atender a população, principalmente nos horários de picos, e fiscalização da qualidade dos serviços prestados e do valor da tarifa cobrada pelas empresas.
A prefeita Gracinha, que já vem cobrando desde 2013 melhorias no transporte público que serve à população de Itaporanga, explicou as medidas assumidas pela SEDURB.
“Ficou definido que a partir de hoje a São Pedro não roda mais em Itaporanga e a Coopertalse vai substituí-la colocando 10 novos ônibus. Os seis ônibus da São Pedro tinham capacidade para 46 passageiros, sendo que os 10 alternativos da Coopertalse têm capacidade cada um para 40 lugares e, assim, transportando mais pessoas. É bom a gente lembrar que essa luta nossa por melhorias no transporte já vem desde o início de nossa gestão”, salienta a prefeita, acrescentando que a população não pode ser prejudicada.
“Chegamos a ter uma melhoria significativa durante um tempo, mas infelizmente os problemas voltaram. E a nossa obrigação é buscar as autoridades responsáveis pelo transporte intermunicipal e, juntos com a população, encontramos uma solução. O que não pode é nossa população ser prejudicada por essas empresas. Esperamos que o acordado nessa reunião seja cumprido e o nosso povo respeitado”, conclui.
A professora Gerciana Linhares, que fez parte da comissão de moradores na reunião, explicou os motivos da manifestação e elogiou a participação da prefeita Gracinha.
“A manifestação foi feita para protestar contra o péssimo serviço no transporte que serve a cidade de Itaporanga. Protestar contra os ônibus velhos com pneus carecas, muitas das vezes até com baratas. Foi uma manifestação tranquila, pacífica. Já em relação a reunião, foi muito, muito importante a presença da prefeita Gracinha. Uma pena que ela não pode estar na manifestação por que já tinha esse compromisso aqui na SEDURB. Caso as promessas aqui não sejam concretizadas a gente irá até a prefeita e a Câmara Municipal denunciar”, disse.
Na reunião, também ficou decido que o horário do último ônibus a sair de Aracaju com destino a Itaporanga será às 22h30. Haverá ainda um reforço na frota aos domingos no retorno para Aracaju.
Presenças
Além da prefeita Gracinha, do secretário municipal Thiago Luduvice e da assessoria de comunicação, participaram da reunião na SEDURB com o secretário estadual Joelson Hora, os técnicos da Diretoria de Transportes da SEDURB, Orlando Sérgio, Everton da Cruz e Ana Paula Santos. A reunião contou também com as presenças dos representantes da comissão de moradores: José Dias, Wilson Meneses, José Roberto, Gerciana Linhares e Valdinete Santos.
Frota
Atualmente, 20 ônibus em média atendem Itaporanga, sendo 15 da Coopertalse e cinco da Coopetaju