Em sessão plenária realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), foram editados dois Decretos Legislativos que aprovaram as contas anuais do Governo de Sergipe, referentes aos exercícios financeiros de 2011 e 2012.
As prestações de contas foram examinadas, preliminarmente, pela Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), que emitiu certificados e pareceres do controle interno pela regularidade dos atos e fatos praticados pelo conjunto de órgãos e entidades da Administração Estadual.
Voto unânime
Em julho deste ano, após o exame e certificação da CGE/SE, o Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), enquanto instituição que representa a sociedade sergipana, emitiu parecer prévio, por unanimidade, pela aprovação das Contas Anuais 2011 e 2012, do Governo Estadual.
Após a relatoria do conselheiro Luiz Augusto Carvalho Ribeiro, os processo foram encaminhados para a Assembleia Legislativa para exercer a missão político-institucional de julgar as contas do Governo de Sergipe, tendo por base os entendimentos da CGE/SE e da Corte de Contas, cujos Decretos Legislativos aprovaram as Contas da Administração Pública.
Qualidade das instituições
De acordo com o secretário-chefe da CGE/SE,a aprovação dos atos e fatos do Governo Estadual demonstra a qualidade das instituições que atuam em Sergipe, a exemplo do TCE/SE, da Assembleia Legislativa e da Controladoria, através de um trabalho em sintonia republicana para a consolidação de um Estado cada vez mais desenvolvido.
“Prestar contas à sociedade é um dever republicano que fortalece e consolida a democracia em nosso Estado e também no Brasil. Quando o gestor presta contas à Controladoria, ao TCE, e, posteriormente, os processos são submetidos ao julgamento pela Assembleia Legislativa, demonstra que a democracia está efetivamente cumprindo seu ritual constitucional, onde o governo trabalha para o povo e ainda presta contas às instituições que o representa”, afirma o secretário.
Contas de Governo 2013
A Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE) já está se articulando com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), através do presidente Carlos Pinna, para que as contas do Governo, referentes ao exercício de 2013, sejam apreciadas pela Corte de Contas ainda neste ano.
O secretário da CGE destaca que o TCE está resgatando seu calendário histórico, de modo que as contas do Governo Estadual, do exercício anterior, sejam apreciadas e aprovadas no ano seguinte.
Para tanto, a Controladoria tem mantido entendimentos com a Presidência do TCE/SE, com o relator das Contas Anuais/2013, para assegurar a apreciação este ano, com a posterior remessa à Alese, para fins de julgamento.
“Os resultados positivos do Controle do Estado, seja pela CGE/SE, pelo TCE/SE e pelo Parlamento Estadual é resultado da interlocução permanente do Governo de Sergipe, para assegurar a tempestiva prestação de contas à sociedade, ampliando a transparência dos órgãos e entidades da Administração Estadual”, ressalta o secretário da CGE/SE.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
por Ascom/CGE