A tradicional peregrinação da cidade de Divina Pastora, que acontece anualmente no terceiro domingo do mês de outubro e que atrai romeiros de várias cidades do Nordeste, este ano será muito mais especial graças à conclusão do projeto de iluminação pública realizado pelo Governo de Sergipe. Jackson Barreto entrega a obra na tarde desta sexta-feira, 17, e convida a imprensa e sociedade para participarem do ato marcado para as 17h30.
O serviço foi realizado por meio do programa Sergipe Cidades, atende um desejo antigo dos fiéis e dos moradores de Divina Pastora e Riachuelo e soma um investimento de R$ 920.633,28. “Fizemos todo o projeto de iluminação desde Riachuelo ate Divina Pastora para dar mais segurança aos peregrinos e moradores da região. Tenho certeza que a população ficará muito satisfeita”, disse o governador Jackson Barreto.
O projeto
Dos 9,2 Km de percurso que tem a peregrinação entre Riachuelo e Divina Pastora, através da Rodovia SE -160, o projeto contemplará os 8 km de extensão que não eram iluminados, proporcionando mais segurança não apenas aos peregrinos, mas também aos motoristas e transeuntes que trafegam pela via.
A rede de iluminação pública tem início na rótula que dá acesso à cidade de Malhador e termina na entrada principal da cidade de Divina Pastora. Em todo o trecho, foram instalados 240 postes de concreto que variam de nove a 12 metros de altura, 13 transformadores trifásicos, 13 pára-raios, 227 luminárias apropriadas para iluminação pública e 227 lâmpadas de vapor sódio.
A peregrinação
A peregrinação à Divina Pastora é um fenômeno religioso que atrai à cidade mais de 100 mil visitantes todos os anos. Sua origem remonta a 1958, quando, ao retornar da França, Padre Luciano Cabral Duarte, inspirado nas peregrinações à Catedral de Chartres, realizou, juntamente com um grupo de jovens da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, peregrinação da Paróquia de Riachuelo ao Santuário de Divina Pastora. A peregrinação cessou por alguns anos, retornando a partir de 1972, quando Dom Luciano Cabral Duarte já era Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju. A peregrinação teve no Padre Raimundo Cruz, falecido em julho de 2014, o seu grande propagador, que é hoje homenageado.
Pavimentação
Na ocasião, Jackson também entregará a pavimentação dos assentamentos Flor do Mucuri I e II. A obra foi realizada no âmbito do Programa Sergipe Cidades e correspondeu a um investimento de R$ 805 mil. A pavimentação se estende por uma área de 12.165 m2 e contempla 10 ruas nos assentamentos Flor do Mucuri I e II.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta pelo Facebook
Da Agência Sergipe de Notícias