Internos do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) fugiram por volta das 9h desta sexta-feira (3), no momento do banho de sol, em Aracaju. De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Sidney Guarany, a fuga ocorreu na Ala 2.
“A ala está em fase de reforma. A parte que ainda está em obras pode ter facilitado e eles conseguiram quebrar o muro com materiais usados pelos pedreiros”, explica.
Ainda de acordo com ele, cerca de 40 internos teriam fugido, sendo que uma parte foi em direção a um matagal e outra para uma pousada que fica ao lado da unidade.
O sargento Ananias disse que quatro deles já foram recapturados. Equipes do Batalhão de Choque, Rádio Patrulha e Polícia Militar estão fazendo rondas na região.
A equipe de reportagem do G1 tentou falar com a direção da unidade através da assessoria de imprensa mas não conseguiu.
Princípio de rebelião
Na tarde da quarta-feira (1º) outro princípio de rebelião foi iniciado na mesma ala. O presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança e Medidas Socioeducativas do Cenam, Sidney Guarany, disse ao G1 que os internos quebraram a Ala 2, que foi recentemente reformada e que eles não teriam conseguido fugir por conta da reforma realizada no local.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia Plantonista e aponta que o que provocou o motim foi uma tentativa de homicídio de um interno, de 18 anos, contra um agente dentro da própria unidade socioeducativa.
A tentativa de homicídio ocorreu no momento em que dois agentes e três socioeducadoras conduziam um interno do posto médico para a cela. Quando o grupo entrou na Ala 2, outro interno sacou um chucho – arma improvisada feita com uma barra de ferro – e partiu para agressão. “Ele tentou furar um dos agentes de segurança. O objetivo que ele tinha era fugir, por isso que ele partiu para a agressão”, conta Sidney Guarany, presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança e Medidas Socioeducativas do Cenam.
Com informações do G1SE