Com o tema Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós, o tradicional desfile cívico-militar coordenado pela Secretaria de Estado da Educação reuniu uma multidão ao longo da Avenida Barão de Maruim, no Centro da capital. Representando o governador Jackson Barreto, o secretário de Estado de Governo, Benedito de Figueiredo, autorizou a abertura do desfile, logo após promover o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Mercosul, de Sergipe e de Aracaju, ao lado do comandante da 19ª CSM (Exército Brasileiro), tenente-coronel Reginaldo Cordeiro, da secretária de Estado da Educação, Hortência Araújo, e do comandante da Polícia Militar, coronel PM Maurício Iunes.
Esta é a comemoração pelo ato mais importante da história desse país que foi a sua independência. Nesta data, estamos aqui representando o governador Jackson Barreto, prestigiando o desfile das nossas corporações militares e também o desfile cívico das nossas escolas e instituições diversas que se somam nessa celebração à pátria, afirmou o secretário.
Para a secretária da Educação, que comandou toda a logística de funcionamento do desfile, este é o ápice das comemorações da Semana da Pátria. Estamos comemorando os 192 anos da Independência do Brasil, com a participação de nossas corporações militares e paramilitares, a comunidade e as nossas escolas. Queremos sempre promover um desfile como esse, alegre, e contando com a participação efetiva do público, destacou Hortência Araújo.
O início da parada militar teve à frente o destacamento da Força Expedicionária Brasileira (FEB), contando com os sergipanos que participaram dos combates na Segunda Guerra Mundial, hoje, pouco mais de uma dezena, desfilando em veículos do Exército Brasileiro.
Na sequência desfilaram as corporações do 28º Batalhão de Caçadores (Exército), Capitania dos Portos (Marinha) e Destacamento do Controle do Espaço Aéreo (Aeronáutica), seguido pela Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal de Aracaju.
Os carros com alegorias temáticas vieram a seguir, marcando o início do desfile cívico das escolas e instituições que exploraram a temática do desfile das mais variadas formas, incluindo a participação de portadores de necessidades especiais, escolas da capital e interior, da rede estadual e redes municipais.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe