Profissionais que atuam nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) dos municípios, na Atenção Básica e na Vigilância Epidemiológica, estarão reunidos a partir de hoje, 4, às 19 horas, no Hotel da Costa, na Orla da Atalaia, para discutir a realização do Teste Rápido. São esperados 100 profissionais dos 75 municípios.
O evento segue até o final da tarde de sexta-feira, 5, e contará com a presença de técnicos do Ministério da Saúde (representando o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais) e da Fundação Oswaldo Cruz (que participarão como palestrantes), além de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo com a responsável técnica da SES para os Testes Rápidos, Joana D’Arc, o foco do evento é a discussão da qualidade dos exames que apresentam o resultado do HIV e fazem a triagem da Sífilis em até 20 minutos. Serão apresentadas, também, as ações de prevenção na Atenção Básica.
“Já temos o Teste Rápido implantado em todo território sergipano e estamos ampliando para todas as Equipes de Saúde da Família (ESF). Esse é o momento em que vamos esclarecer melhor aos profissionais sobre o Teste Rápido quanto a sua eficácia para que eles tenham mais segurança na hora da execução”, disse Joana D’Arc.
“No evento, ainda serão abordados os trabalhos de prevenção nos CTAs, aconselhamento e fluxos de atendimento nos Serviços de Saúde, além da realização de uma mesa redonda para discutir o atendimento diferenciado nas Unidades Básicas de Saúde e nos CTAs.
Fonte: Ascom SES