por GloboEsporte.com, em Liverpool
O Goodison Park foi palco neste sábado de um daqueles jogos que as duas equipes mereciam os três pontos. Na melhor partida da temporada inglesa até o momento, Everton e Chelsea protagonizaram um confronto de nove gols. Com um início avassalador, porém, os Blues levaram a melhor, venceram por 6 a 3 e se mantiveram na liderança da Premier League. Diego Costa – duas vezes -, Ivanovic, Hazard, Matic e Ramires marcaram para a equipe de Mourinho. Do outro lado, Mirallas, Naismith e o estreante Samuel Eto’o, que jogou a última temporada no time de Stamford Bridge e estava sem contrato, descontaram.
Com o triunfo, o Chelsea segue com 100% de aproveitamento. Com nove pontos, a equipe de Londres divide a liderança do Campeonato Inglês com Swansea, que derrotou neste sábado o West Bromwich por 3 a 0. Curiosamente, os dois times se enfrentam na próxima rodada, sábado, no Stamford Bridge. O Everton, por sua vez, segue sem vencer e soma apenas dois pontos.
Desfalcado de Oscar, cortado da partida após sentir dores no joelho no aquecimento, o Chelsea tentou definir a partida nos minutos iniciais. Antes de o relógio completar três minutos, os Blues já venciam por 2 a 0, com gols de Diego Costa e Ivanovic. Apesar do baque inicial, o Everton fez uma grande partida e descontou antes do intervalo, com o belga Mirallas, de cabeça.
O segundo tempo foi ainda mais movimentado. Principalmente após os 20, quando Hazard marcou o terceiro do Chelsea. O que os quase 40 mil torcedores no Goodison Park viram, então, foi um jogo totalmente aberto e uma sequência incrível de mais quatro gols até os 32. O escocês Naismith diminuiu, mas Matic fez o quarto dos Blues. Coube ao estreante Samuel Eto`o, que precisou de apenas cinco minutos em campo para marcar de cabeça, colocar o Everton novamente no jogo.
Superior tecnicamente, no entanto, o Chelsea definiu a vitória com dois golaços. Aos 32, Ramires tabelou na entrada da área e chutou cruzado para marcar o quinto. Mesmo punido com cartão amarelo por se estranhar com Coleman e lhe dar uma leve cabeçada, Diego Costa pegou a bola no fundo da rede e provocou o adversário. O goleiro americano Tim Howard não gostou e pegou o brasileiro naturalizado espanhol pela gola da camisa. O sergipano não se intimidou e, quase no fim, ampliou, em passe de calcanhar de Drogba, que tinha acabado de entrar no jogo, aos 44.