A sancristovense Eduarda Lisboa, a Duda, chegou a mais uma final do mundial-sub-19 em Porto, Portugal. Na manhã deste domingo, 3, ela e sua parceira, a paraibana Andressa, derrotaram as tchecas Kristyna Adamcikova and Katerina Valkova por 2 sets a 0 na semifinal – parciais de 21-14 e 21-12. Ainda hoje, a partir das 16h, elas vão encarar as alemãs Sarah Schneider and Lisa Arnholdt na grande final.
Aos 16 anos, Duda é a jogadora mais nova da decisão, mas também a mais experiente: é a única das quatro finalistas que já havia estado em uma final do mundial sub-19. Em 2013, ela e a tambem sergipana Tainá foram campeãs da competição. Na semifinal contra as tchecas, Duda e Andressa mostraram superioridade e estiveram na frente do placar por toda a partida.
Depois da classificação, Duda comentou a sensação de estar em mais uma final. “Não consigo explicar o que sinto. É como se eu estivesse indo para as finais pela primeira vez. Realmente quero ajudar minha parceira a vencer o campeonato”.
São Cristóvão
Duda é filha da ex-jogadora Cida Santos, que mantém um centro de desenvolvimento do esporte em sua cidade natal, São Cristóvão (SE), Duda começou a treinar por incentivo da mãe, que logo percebeu a vocação da menina para o vôlei de praia. Aos oito anos de idade, ela já dominava os principais fundamentos da modalidade, e despontou entre os mais de 50 jovens atletas atendidos pelo projeto comandado por Cida.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Com informações da Federação Internacional de Vôlei