Na manhã desta sexta, 13, o prefeito Ezequiel Leite deu o pontapé inicial para que a Vale possa começar a exploração da Carnalita no município. Um dia histórico para a cidade, que contou com a presença do Deputado Estadual Venâncio Fonseca (PP), de vereadores e da população capelense.
Num discurso acalorado, o prefeito Ezequiel Leite falou da luta para que Capela conseguisse os 80% dos lucros resultantes da exploração da Carnalita. “Foi uma luta difícil, passamos por um processo longo e de embates. Mas, ao lado do povo que me apoiou estamos aqui hoje num dia glorioso. O dia em que Capela dá o primeiro passo para se recuperar do buraco financeiro em que a colocaram”.
O Líder de Prontidão Operacional da Vale, Evandro Arraes, participou da cerimônia. Para ele, o prefeito Ezequiel teve muita garra e o resultado dessa luta será benéfico para Capela. “Parabenizo o povo capelense e o prefeito pela coragem. O Projeto Carnalita é um divisor de águas para a economia do Estado e trazer a Vale para Capela é uma conquista imensa”.
O projeto
Um impasse gerado entre os municípios de Capela e Japaratuba fez com que o projeto Carnalita ganhasse repercussão nacional. A polêmica em torno do local de instalação da fábrica surgiu após informações darem conta de que a Vale poderia instalá-la no município de Japaratuba. O prefeito Ezequiel saiu em defesa de seu município e, apoiado pelo povo, se recusou a assinar a concessão ao menos que Capela recebesse 80% dos lucros gerados.
O professor Jota, um dos representantes do movimento A Carnalita é Nossa! falou, durante a cerimônia de assinatura, da importância do Projeto e da união entre o povo e a prefeitura. “Todo esse tempo estivemos unidos. O prefeito Ezequiel se mostrou transparente e nos deu todas as informações. A exploração da Carnalita deve gerar quatro mil empregos e uma renda de 4 bilhões de reais para o Estado de Sergipe. Capela tem agora a oportunidade de se reerguer economicamente”.
Expectativa
Com a geração de empregos, a economia da cidade deve aumentar. Para os comerciantes do município, o Projeto Carnalita só traz benefícios. “Fico muito feliz em termos conseguido o que é nosso de direito. Tenho uma expectativa muito grande em relação ao desenvolvimento da economia que, com certeza, irá crescer muito”, disse o empresário José Arimatea.
Fonte: Secom/Capela