A Administração Estadual do Meio Ambiente do Estado de Sergipe (ADEMA) concedeu a Prefeitura Municipal de Itabaiana, a Licença de Instalação, que regulamenta a implantação da Usina de Asfalto no município.
Segundo o presidente da Adema, Wanderlê Correia, a prefeitura protocolou o pedido no dia 27 de março para a instalação da usina na altura do Povoado Terra Dura, mas em decorrência de ser um local habitado o órgão ambiental deu um parecer desfavorável, e então foi indicado um novo local nas imediações do Povoado Gandu e foi aceito recebendo da Adema a licença de instalação.
Wanderlê Correia explicou ainda que não houve nenhum tipo de perseguição como foi cogitado no município, mas o processo tramitou normalmente, apenas foi negado em primeira instância por ser indicado um local impróprio.
O processo de licenciamento ambiental possui três etapas distintas: Licenciamento Prévio, Licenciamento de Instalação e Licenciamento de Operação. Neste caso, a Usina de Asfalto de Itabaiana resta apenas esta última fase.
A Usina de Asfalto
A máquina foi adquirida da Ciber Equipamentos Rodoviários, líder na América Latina na fabricação de equipamentos para pavimentação, construção e manutenção de estradas. O equipamento é oriundo de Porto Alegre (RS) e custou aos cofres públicos R$ 1,8 (um milhão e oitocentos mil reais).
A usina, sem similar no mercado, apresenta design com funcionalidade integral que facilita sua movimentação e amplia a visão do processo ao operador. Sua largura de 26m permite grande mobilidade e isenta o produto de licença de circulação.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da redação Itnet, Aparecido Santana.