A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal da Assistência Social (CREAS), realizou na última sexta-feira (16), no Auditório Municipal, o “Cine Informação”, um dos eventos que integram a Campanha do Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, numa parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social.
Coordenado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o “Cine Informação” tem por finalidade trabalhar a autonomia e o debate aludido, através de um filme educativo direcionado para os jovens e adultos da rede socioassistencial.
De acordo com a coordenadora do CREAS, Thalita Costa, pesquisas indicam que crianças e adolescentes ainda são negligenciadas e abusadas, mas não denunciam por medo. Ela afirma que a sociedade precisa ter consciência e denunciar os casos de abusos.
“As pesquisas apontam ainda um grande número de crianças e adolescentes que são abusadas e que se mantem caladas por medo de represálias da pessoa que praticou o crime. É necessário que tenhamos a consciência de que esquecer é permitir e que lembrar é acima de tudo combater, pois os nossos direitos devem ser respeitados e o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes é um tema de interesse social. Sendo assim, precisamos erradicá-la, pois é uma questão ainda pouco visível e difícil de ser qualificada, o que dificulta a responsabilização dos agressores”, observa a psicóloga.
Para a coordenadora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Elma Regina, que esteve representando a prefeita no evento, combater a exploração sexual é garantir a dignidade humana.
“A administração da prefeita Gracinha tem trabalhado muito para combater os abusos e a exploração sexual de crianças e adolescentes em nosso município. Combater esses atos criminosos é proteger e garantir a dignidade humana a todos, mas para que as medidas sejam adotadas pelos órgãos responsáveis é necessário que a denúncia seja feita. A população precisa criar coragem e denunciar os infratores. É denunciando que vamos combater essas e outras agressões contra os direitos humanos”, destaca a coordenadora.
Durante o evento, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social apresentou o Cine Informação, ferramenta de estratégia de combate à violência sexual infantil com exibição de documentários, ajudando, principalmente, a impulsionar a visibilidade ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Presenças
Além de dezenas de crianças e adolescentes, a solenidade contou com as presenças da secretária municipal de Ação Social, Maria de Fátima; Thalita Costa, coordenadora do Creas; Elma Amorim, coordenadora da Secretaria de Ação Social, Kátia Ferreira, representante da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social; Josemire Melo, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e Ivan Luciano, representante do Conselho Tutelar.