A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) irá realizar entre os dias 20 e 21 de maio, no auditório Faculdade Fanese(Campus Santo Antônio), o III Seminário Temático do Projeto Levantamento Quantitativo do Manguezal de Sergipe. O evento irá expor informações essências sobre o Ecossistema Manguezal em Sergipe através do uso de ferramentas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, com a realização de Aplicações de Geoprocessamento na Gestão Ambiental.
O III Seminário é destinado a pesquisadores de áreas afins e estudantes da área acadêmica, engloba temas como Ecologia e Conservação, Tecnologia Aplicada, Gestão Pública e áreas Multidisciplinar. Durante os dois dias do seminário os participantes inscritos terão a oportunidade de assistir palestras e participar de mini-cursos.
Segundo destaca o presidente da Adema, Wanderlê Correia, o projeto desenvolvido pelo órgão ambiental do Estado, a Adema, “permite conhecer a distribuição de área remanescente dos ecossistemas sergipanos, especificamente a dos manguezais, para a melhor gestão e proteção destas áreas”.
Durante a 3ª edição do seminário serão lançados dois importantes produtos: “O Portal do Banco de Dados Geoespacial” , e o livro “Pesquisa em Meio Ambiente: Novas Abordagens e Suas Contribuições”.
O Banco de Dados Geoespacial será lançado no dia 20, às 8h30. De acordo com explicações do presidente da Adema, o Banco de Dados Geoespacial é uma plataforma de Tecnologia da Informação que permite armazenamento, processamento e análises técnicas de imagens de satélite e camadas temáticas pelo uso do geoprocessamento.
Por diversidade de informações aportadas ao Banco de Dados, como o próprio levantamento dos manguezais de Sergipe, e as licenças ambientais interligadas com o Sistema Integrado de Gestão Ambiental, poderão ter acesso à pesquisa através do Banco Geoespacial, desde usuários comuns até os da área da ciência, como Biologia, Geologia, Engenharia, entre outras.
O presidente da Adema ressalta que uma grande vantagem do Banco de Dados Geoespacial é que “ferramenta de análise de dados e projeções estará à disposição a todos os órgãos diretos e indiretos do Governo de Sergipe, mediante solicitação de uso do sistema à Adema”.
O segundo lançamento da Adema durante seminário ocorrerá no dia 21, quando no lançamento do livro “Pesquisa em Meio Ambiente: Novas Abordagens e Suas Contribuições”. A obra é resultado de artigos e pesquisas desenvolvidas por técnicos da Adema e de outros autores que contribuíram com a gestão ambiental.
Programação
No dia 20, após solenidade de abertura do III Seminário Temático do Levantamento Quantitativo do Manguezal de Sergipe, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, irá proferir palestra sobre as “Perspectivas em Gestão Ambiental com Uso de Geoprocessamento”.
Em seguida, o técnico da empresa Santiago e Cintra Consultoria, Maurício Schiavolin, irá proferir palestra sobre “Geoprocessamento e a Pesquisa Científica: novas possibilidades e melhores práticas”. A terceira palestra da manhã irá ser ministrada pelos técnicos da Adema, Bruno Barros de Souza e Miguel Augusto Melo, que irão proferir palestra sobre “Tecnologia em Favor da Gestão Ambiental- O Caso do Banco de Dados Geoespacial da Adema”.
Também, ainda no dia 20, das 14às 17hs iniciarão os mini-cursos. O primeiro mini-curso será sobre a “Utilização Prática do Banco de Dados Geoespacial”, cenário que será apresentado pelos técnicos da Adema, Bruno Barros de Souza e Miguel Augusto Melo. Do Instituto Nacional de Medição e Arbitragem (INEMA), o especialista Getúlio Beanes da Silva, ministrará no mini-curso sobre “Instalação, Configuração e Operação do I3Geo”.
Lançamento de livro
No dia 21, o encerramento do III Seminário irá continuar com a realização de palestras, mini-cursos, apresentação de pôster. Em especial, com Lançamento do Livro Pesquisa em Meio Ambiente: Novas Abordagens e Suas Contribuições, contendo acervo de artigos dos profissionais da Adema- a qual ocorrerá às 11h30.
Seguindo à programação da quarta-feira, 21, às 9hs, “O Monitoramento Ambiental com Geoprocessamento: Da coleta de dados aos sistemas de informação”, será tema de palestra apresentada pelos especialistas do INEMA-BA, Getúlio Beanes da Silva S. Júnior, e Eduardo Gabriel Alves Palma do Inema.
A última e quinta palestra do III Seminário será proferida pelo técnico da Secretária de Planejamento do Estado de Sergipe, Márcio Reis, que na ocasião abordará sobre “Observatório de Sergipe – O Uso de Sistemas de Informações Geográficas no Estado de Sergipe”.
Para finalizar as apresentações, no período da tarde, das 14às 17hs, ocorrerão dois mini-cursos. “O Quantum Gis Básico”, que será apresentado por Bruno Souza, e o “Uso de PapidMiner para Mineração de Dados Ambientais”, mini-curso será apresentado por Damião de Melo da Fanese, e Leopoldo Ramos, do Instituto Federal de Sergipe
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Assessoria de Imprensa