Os serviços realizados no Complexo Cultural Gonzagão já ganham forma e serão finalizados este mês. O local, que é um reduto da cultura popular no conjunto Augusto Franco, em Aracaju, será entregue com segurança e conforto para artistas e público.
De acordo com Tatiana Costa, coordenadora do Núcleo de Obras e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura (NOPH/Secult), algumas mudanças no cronograma da reforma foram feitas, o que esticou o prazo de entrega, mas os serviços não foram interrompidos. “Passamos por algumas adequações no projeto, inclusão de serviços, mas sempre tivemos pessoal trabalhando na obra”, destaca.
O mestre da obra, José Manoel, ressalta a informação e completa que cerca de 20 pessoas estão atuando em diversas frentes. “Assim garantimos que os serviços sejam entregues dentro do prazo estabelecido”.
Entre os serviços que estão na fase final, estão a pintura das esquadrias e das paredes do espaço, reparos no telhado e finalização das rampas de acessibilidade, além da reforma do alambrado do Espaço Gonzaguinha. Após estes serviços, a obra será concluída com o polimento do piso e limpeza total do local.
Sobre a obra
A reforma do Complexo Cultural Gonzagão começou em março do ano passado e contou com recursos da ordem de aproximadamente R$ 480 mil, provenientes de um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Cultura (MinC).
A ação faz parte do Plano de Recuperação das Unidades Culturais, do Governo do Estado. Entre os serviços previstos e executados no espaço estão a pintura da estrutura metálica, a recuperação da pavimentação e dos portões, a limpeza das pedras da fachada, troca de toda a louça sanitária e dos lavatórios.
Aestrutura de combate a incêndios e de acessibilidade também já foi executada, bem como a elaboração e instalação de um novo projeto elétrico e reforma do sistema hidro-sanitário, dos quiosques e da bilheteria. Os painéis assinados pelo artista plástico Eurico Luiz, estão em grande parte do Gonzagão, também serão restaurados.
Com informações da Secult