Nesta sexta-feira, 25 de abril, às 20h30, a Primeira Igreja Batista de Aracaju (Piba) estará recebendo a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse). A apresentação faz parte da Temporada 2014 da Orquestra pela série “Música nas Igrejas I”. O evento marca a história da Piba, que no ano passado completou cem anos de fundação. Esta é a primeira vez que a centenária igreja recebe a Orquestra Sinfônica. É um momento para celebrar.
“Receber a Orquestra Sinfônica de Sergipe no templo da Primeira Igreja Batista de Aracaju é uma forma de agregar os valores sacros e culturais. O repertório foi maravilhosamente bem escolhido com obras bem apropriadas ao contexto e a apresentação da Sinfonia nº 5 de Mendelssohn. A Reforma se reveste de um significado não apenas artístico, mas também histórico”, declarou o pastor presidente da Piba, Paulo Sérgio dos Santos.
O Concerto tem como regente Guilherme Mannis e traz o repertório de Georg Friedrich Handel; Johann Sebastian Bach e Felix Mendelssohn Bartholdy com a Sinfonia nº 5 “A Reforma”.
“Será um lindo momento, sobretudo com Bach e Mendelssohn, celebrando a “Reforma” através de sua sinfonia alusiva ao Hino “Castelo Forte”. Esperamos emocionar a todos”, relatou o diretor Artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Guilherme Mannis.
“A Piba buscava essa apresentação em celebração aos seus cem anos de fundação e agora podemos prestigiar o concerto, que será importante tendo em vista que a Orsse é um Patrimônio Histórico do Estado. O repertório apresentado unirá a história luterana com a cultura sacra”, disse o diretor de Música da Piba e músico da Orsse, Emerson Melo.
A Primeira Igreja Batista de Aracaju tem investido na área musical. Por isso, lançou o coral Jovem e abriu uma Escola Livre de Música. Para o diretor do departamento de Música a apresentação da Orsse será um estímulo para os alunos. “Para nós, que compomos a igreja, é um momento único, pois o concerto contribuirá para a formação cultural dos membros da igreja e dos alunos da Escola de Música da Piba”, disse o diretor Emerson Melo.
A música clássica é presente na história da centenária igreja, que através dos corais entoa músicas que contam a bela história de Jesus Cristo e a formação da igreja protestante. E neste início de ano, a Piba preparou uma apresentação ao público com a Cantata “Maior Amor”.
A Cantata acontecerá neste domingo, 27 de abril, às 18h, na Sede da Piba. A inspiração vem da Cantata de John W. Peterson (1921-2006), músico cristão, autor de 35 cantatas. A regência será do maestro Rivaldo Dantas.
A Piba localiza-se na rua Lagarto, 646, Centro. A entrada para o concerto da Orsse e da Cantata Maior Amor é franca. Mais informações: 3214-5537.
Fonte: Ascom Piba