O governador Jackson Barreto participou na manhã desta terça-feira, 25, da cerimônia de posse da nova conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe (TC/SE), a ex-deputada estadual Susana Azevedo. A posse foi confirmada após o governador do Estado assinar o decreto nomeando a deputada estadual para o cargo no último dia 21.
Ao ocupar uma das quatro vagas do colegiado reservadas à Assembleia Legislativa, Susana Azevedo irá suceder a conselheira Maria Isabel Nabuco D’Ávila, que deixou o órgão em fevereiro de 2012 ao completar 70 anos de idade. Desde então, suas funções vinham sendo exercidas de forma interina pelo conselheiro-substituto Rafael Fonsêca.
No biênio 2014/15, a futura conselheira estará à frente da 1ª Área de Controle e Inspeção, responsável por unidades gestoras como as prefeituras de Capela, Divina Pastora, Laranjeiras, Porto da Folha, Riachuelo e Feira Nova, entre outras. Ela ainda irá compor a Segunda Câmara, presidida pelo conselheiro Ulices Andrade e também integrada pelo conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza.
O sentimento do governador Jackson Barreto é de cumprimento do dever. “A mim foi dado um prazo de 20 dias, como não havia questão jurídica que impedisse a posse, cabia a mim fazer a nomeação, meu papel é o que está determinado na lei, na Constituição. Vim cumprimentar a nova conselheira da sua posse”.
“O senhor é meu pastor e nada me faltará”. Foi com o salmo de Davi que Suzana Azevedo iniciou seu discurso depois de receber posse como conselheira. “Peço a Deus serenidade, por esse momento quando tomo posse como conselheira do Tribunal de Contas. São tantos os sentimentos que me absolvem e confesso o turbilhão de ansiedade, alegria, agradecimento e senso de responsabilidade”, destacou.
A nova conselheira também falou como desenvolverá seu trabalho. “Adentro como conselheira desse Tribunal de Contas com foco na minha consciência. Aqui aplicarei a justiça como a grande verdade, pois a justiça é imutável”.
O presidente do TCE/SE, conselheiro Carlos Pina citou Miguel de Cervantes ao aconselhar a nova integrante da Corte. “A humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes, e sem ela não há nenhuma que o seja”.
A Conselheira
Filha do conselheiro aposentado do TCE/SE, Tertuliano Azevedo, a deputada Susana Maria Fontes Azevedo é bacharela e pós-graduada em Direito pela Universidade Tiradentes. Na vida pública exerceu dois mandatos consecutivos de vereadora no município de Aracaju e cinco consecutivos de deputada estadual, num total de sete mandatos legislativos.
Foi ainda secretária-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, na gestão de Antônio Carlos Valadares (1989 a 1991) e secretária de Governo da Prefeitura de Aracaju, no governo do Prefeito João Augusto Gama (1998 a 1999).
Presenças
Participaram da cerimônia da posse os secretários de Estado José Sobral, da Casa Civil; João Augusto Gama, do Planejamento, Orçamento e Gestão. O prefeito João Alves Filho foi representado pelo vice-prefeito, José Carlos Machado, além da presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães, o procurador José Sérgio Monte Alegre.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Agência Sergipe de Notícias