Do G1 SE
Os radares eletrônicos instalados em vários pontos de Aracaju (SE) começam a funcionar em fase de teste a partir de segunda-feira (10). Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), se os dispositivos forem aprovados e o processo licitatório acontecer sem intercorrências, a fiscalização começa a valer inclusive com a emissão de multas a partir da segunda quinzena do mês de março.
Um equipamento está sendo instalado no cruzamento das avenidas Beira Mar e Francisco Porto. Outro dispositivo ficará entre os dois retornos do Parque dos Cajueiros e uma lombada eletrônica funcionará pouco antes da curva próximo ao Palácio de Veraneio, sentido praia, na Avenida Beira Mar.
Os dispositivos vão flagrar o condutor que ultrapassar o limite de velocidade, parar na faixa de pedestres ou ainda avançar o sinal vermelho. “A SMTT levou em consideração os locais onde há maior índice de acidentes, de feritos e de mortos. Tecnicamente eles serão colocados nesses locais com o único objetivo de reduzir esses índices e melhorar a mobilidade urbana da nossa capital”, afirma o diretor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos.
Segundo ele, o processo licitatório está em andamento e os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados estão em fase de teste. “Durante dez dias esses dispositivos ficarão em modo de teste para se verificar se, de fato, eles atendem aos pré-requisitos previstos no edital. Passado esse período, de aproximadamente mais dez dias, será gerado um relatório. Caso eles atendam a todos os pré-requisitos, a empresa é declarada vencedora e, aí sim, ela terá mais 30 dias para começar a instalação definitiva desses equipamentos em Aracaju”, explica Vasconcelos.