O secretário de estado da Educação, Belivaldo Chagas, recebeu na manhã desta segunda-feira, 23, seis alunos da rede estadual de ensino que ficaram em 3º lugar em nível nacional no Concurso Pronatec Empreendedor. O encontro aconteceu no gabinete do secretário e contou com a presença do diretor regional do Senac/SE, Paulo de Eirado Dias Filho.
O secretário fez questão de receber os alunos Tailaíne Mendonça, Luís Filipe, Jenypher Scarllety, Saphira Martins, Luana Farias e David Filipe, para mostrar a importância da premiação. “A gente faz nossa parte, mas os atores principais são os alunos. Recebemos todos e fizemos questão de registrar isso para que sirva de incentivo, mostrando-lhes a importância deles e das instituições envolvidas”, disse o secretário Belivaldo Chagas.
A secretária adjunta da Educação, professora Hortência Araújo, também destacou a necessidade da formação profissional. “Nossa grande busca é a melhoria da qualidade da educação de Sergipe, possibilitando que os alunos tenham esse contato com o conhecimento. Esse caminho rumo ao ensino profissional é uma coisa irreversível, porque o mercado de trabalho hoje em dia exige formação e qualificação”, afirmou.
Parceria
O diretor regional do Senasc/SE, Paulo de Eirado Dias Filho, mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos pelos estudantes. “Para a gente é um motivo de orgulho o desempenho deles e também essa parceria do Pronatec com a Secretaria de Estado da Educação, e vemos que está dando frutos visíveis”, declarou.
Quem também esteve no encontro foi a diretora do Serviço de Educação Profissional (SEPRO), professora Rivânia Andrade. Para ela, “o grande objetivo desse programa é a melhoria do ensino médio. O mercado de trabalho não absorve sem ter essa formação, por isso só os melhores alunos do ensino médio entram no ensino técnico, nessa parceria com o Pronatec. A gente parabeniza esses alunos e fica feliz por essa vitória”.
Satisfação
Os seis alunos que ficaram em 3º lugar no Concurso Pronatec Empreendedor, realizado em Brasília (DF) no dia 17 de dezembro, participaram do projeto de desenvolvimento da empresa chamada “Vibe”, que recicla roupas que seriam descartadas, agregando estilo e valor a um baixo custo.
Eles se mostraram bastante satisfeitos com o resultado do concurso. “Essa vitória nós vamos levar para a vida toda e serve de grande aprendizado para a gente. É importante esse espírito empreendedor na nossa vida, e estamos colocando em prática”, disse Tailaíne Mendonça, que estuda no Colégio Estadual Barão de Mauá.
O seu colega Luís Filipe Ferreira Teles também acha que essa experiência já está tendo impacto na vida dele. “Essa premiação é algo que abre a nossa visão para coisas novas, abre portas e nos dá uma nova perspectiva de futuro, modificando o nosso pensamento e nos incentivando ao empreendedorismo”, afirmou.
A mesma satisfação foi compartilhada com a aluna Jenypher Scarllety Biriba Santos, do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite. “Só pelo fato de concorremos com 57 instituições foi uma vitória, e isso gera uma grande oportunidade de emprego para nós, jovens empreendedores, porque estamos indo em busca de um caminho melhor”, declarou.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Agência Sergipe de Notícias