Na tarde da última segunda-feira a Câmara Municipal de Aracaju debateu sobre o local de realização do Pré-Caju. A sessão especial foi requerida pelo vereador Jailton Santana, que presidiu os trabalhos.
Foram convidados para debater o assunto o Ministério Público Estadual, que não mandou representante; a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) e o Fórum em Defesa da Grande Aracaju.
O representante do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, José Firmo, destacou a importância do debate e reafirmou a necessidade de se mudar o local de realização do Pré-Caju da Avenida Beira Mar para outro local, discutido coletivamente e que cause menos transtornos.
Entre os problemas elencados pelo representante do fórum estão a mobilidade urbana, a acessibilidade, a perturbação do sossego e a poluição dos Rios Poxim e Sergipe.
O representante da ASBT, Lourival Oliveira, falou que nunca esteve fechado ao diálogo e que se for para mudar de local a ASBT está disposta a aceitar. Acrescentou que já para o próximo Pré-Caju há a possibilidade de se reduzir em um dia a realização da prévia; de não se obstruir as vias perpendiculares com manilhas, e sim com portões que só seriam fechados na noite do evento; de reduzir bastante a quantidade de dias de montagem e desmontagem dos camarotes e arquibancadas e de mudar a concentração e s dispersão dos rios elétricos. Além disso, Lourival Oliveira informou que existe a possibilidade de se estudar a mudança do Corredor da Folia – estruturas de arquibancadas e camarotes – para o lado contrário da via, desobstruindo, assim, a ciclovia e todo o calçadão da Av. Beira Mar. No entanto informa que a rede de energia de alta tensão pode inviabilizar essa pretensão.
O Superintendente da SMTT, Nelson Felipe, destacou a importância do Pré-Caju, porém demonstrou preocupação com os problemas de mobilidade e de transporte coletivo, principalmente para os trabalhadores.
Outro problema demonstrado pelo superintendente da SMTT diz respeito à interdição da Av. Beira Mar, o que pode dificultar a realização do Pré-Caju naquele local.
Os representantes da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros informaram que a atuação dessas instituições independe do local onde seja realizada e que a competência dos seus órgãos é de oferecer as condições de realização.
VEREADORES – Os sete vereadores presentes à Sessão Especial falaram sobre os pontos positivos e negativos da festa sendo realizada na Avenida Beira Mar. Para todos os vereadores presentes a festa proporcionada pelo Pré-Caju não pode deixar de existir por ter importância cultural, tradicional, comercial e econômica, mas reconhecem que o debate é importante e que algo precisa ser feito para deixa de sacrificar a maioria da população.
Ao final, o presidente da sessão, vereador Jailton Santana anunciou a criação de uma comissão composta por vereadores, representantes dos demais órgãos públicos, da ASBT e do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, além do CREA e do IAB, a fim de estudarem melhor o assunto.
Fórum em Defesa da Grande Aracaju