Com o objetivo de buscar parcerias para contribuir com a implantação da Escola do Legislativo, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Vinícius Porto (DEM) visitou na manhã desta quarta-feira, 14/8, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli. Na reunião, Porto revelou que existe um desejo da Câmara em firmar uma parceria com a unidade de ensino. Também participaram da visita, o assessor de Comunicação da CMA, César Cabral, o diretor administrativo, Renato Constâncio Júnior, e a assistente social Nice dos Santos, que está à frente do projeto.
Na reunião, Porto explicou qual o propósito da Escola e sua vontade em capacitar não só os servidores da Casa, mas os vereadores e o público externo com a promoção de cursos. “Não podíamos criar uma Escola do Legislativo sem ter o apoio da Universidade Federal de Sergipe, por isso, vimos aqui conversar com o reitor para conversar sobre a proposta e ver como a UFS poderá nos ajudar”, explicou.
Antoniolli recebeu a proposta muito bem e reforçou que a UFS trabalha com a integração com a sociedade, e por isso, um convênio, sem dúvida, poderá ser firmado com a CMA. O reitor sugeriu que antes de firmar de fato a parceria, a Câmara precisa traçar quais os cursos e áreas são de interesse da Casa Legislativa. “Já fizemos outros convênios com a prefeitura, mas para isso, é preciso que a Câmara elabore seus objetivos e tracem quais áreas e cursos ela está pensando em ofertar, dessa forma, será mais fácil firmar essa parceria”, mencionou o reitor.
O reitor reforçou ainda que a universidade está aberta para a sociedade, e que está à disposição para ajudar, e avançar com o município. “A universidade deve estar de portas abertas para a sociedade e para o povo sergipano. É preciso que a UFS reflita a realidade de Sergipe, e ajude a constituir uma sociedade melhor, e isso só pode ser feito dialogando com aqueles que representam Sergipe, que são os vereadores, prefeitos e deputados”, reforçou Antoniolli.
Por fim, o presidente da CMA agradeceu a visita e declarou que não tem dúvida que esta será uma parceria próspera. “Fomos muito bem recebidos na universidade, Antoniolli abriu as portas para que possamos fazer esse convênio, e agora poderemos apresentar cursos que possam ajudar e muito a vida dos vereadores, assessores, e da população em geral que procura a Câmara, e nós também vamos estar de portas abertas para recepcionar todos aqueles que têm interesse de se dedicar, estudar e pensar Aracaju”, afirmou.
Cidadão aracajuano
Ainda na ocasião, o reitor foi convidado por Vinícius Porto para receber o Título de Cidadão Aracajuano. Ele agradeceu o convite e revelou que se sente honrado em morar em Aracaju, cidade que o acolheu. “Não nasci em Sergipe, mas tenho orgulho em estar nessas terras, adoro a sociedade sergipana, e agora fico feliz de ser lembrado como”, agradeceu. pertencer e ser lembrado como.
Da Agência Câmara