Aracaju sediará o Campeonato Mundial Escolar de Vôlei Estudantil em 2015 e para formalizar o início da organização, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, assinou hoje, dia 12, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o termo de compromisso com o presidente da International School Sport Federation – ISF (Federação Internacional de Esporte Escolar) Andrea Delpin. Na ocasião, foi entregue à Prefeitura de Aracaju o caderno de encargos, com os requisitos necessários para a realização do evento.
Para o prefeito, os benefícios que o esporte leva as jovens vão além da questão física. “Hoje o esporte tem um papel importante na formação do jovem. Ele os afasta das drogas, que considero ser a peste dos tempos modernos”, disse o prefeito, destacando a grande importância de Aracaju sediar um evento internacional com mais de 30 países participantes.
“Essa foi a melhor notícia que tivemos em relação ao esporte durante minha vida pública. Nossa vitória durante o campeonato na Manfredônia (Itália) foi extraordinária, onde disputamos com países fortíssimos. Mas a estrutura esportiva que Aracaju possui e que implantamos paulatinamente, principalmente na Orla, nos possibilitou trazer para a nossa cidade o campeonato Mundial de Vôlei de Praia Internacional”.
“Hoje conversamos com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e apresentamos a ele a ideia de construir uma arena multiuso, que será implantada na “orlinha” de Aracaju. A grande novidade dessa arena é a possibilidade de trocarmos o piso em pouquíssimo tempo, possibilitando abrigar várias modalidades esportivas. O ministro ficou bastante empolgado com a nossa ideia e disse que vai conversar pessoalmente com a presidenta para que possamos fazer essa obra espetacular”, concluiu o prefeito, garantindo que independente do investimento da União, construirá a arena.
A entrega do caderno de encargos marcou o início dos preparativos para o evento, que promete alavancar o cenário de turismo de esporte em Aracaju. “A realização do Mundial é uma conquista de todos nós. Tem um significado enorme por que coloca a nossa capital como vitrine para os próximos grandes eventos esportivos. A partir de hoje começaremos a trabalhar a todo vapor”, afirma Carlos Eloy, Secretário da Juventude e do Esporte.
Entusiasmado com os benefícios que o evento esportivo internacional pode trazer a Aracaju, João Alves já planeja novas empreitada para a capital sergipana, transformando-a na capital brasileira do turismo esportivo. O prefeito e o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho, destacaram a capacidade de superação da Manfredônia. “Após uma crise industrial, a Manfredônia conseguiu transformar a cidade num centro do turismo esportivo. A cidade começou a crescer e semanalmente abriga milhares de atletas nos eventos esportivos”, enfatizou Walker.
Elogiando a postura de João Alves e parabenizando o prefeito pelo pioneirismo, o italiano Andrea Delpin, disse que há mais de 20 anos convive com outros gestores de diversos países, mas nunca teve a oportunidade de conhecer um homem como o prefeito de Aracaju. “Ele sempre está de bom humor e é a pessoa certa para receber um evento da ISF. Tenho certeza que Aracaju realizará um excelente evento, porque o nível do voleibol brasileiro é muito bom e a presença do prefeito em Manfredônia, durante o campeonato mundial de vôlei de praia foi muito importante para acreditarmos nisso”.
Para Antônio Hora, Presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a ocasião é uma boa oportunidade para incentivar a interatividade entre atletas de origens diferentes. “O esporte escolar amplia as condições de desenvolvimento, não só no próprio esporte como no intercâmbio cultural que existe nesse tipo de competição. Jovens de diversos continentes e a comunidade local se envolvem num mesmo ambiente, onde todos ganham”, diz.
E quem tem noção da importância de uma competição como essa é Ana Carolina de Almeida, a Carol. A atleta, que conquistou medalha de ouro no último mundial realizado, que aconteceu este ano na Manfredônia, na Itália, se orgulha de receber um torneio deste porte em sua cidade natal. “A preparação já começou. Estou treinando para defender meu estado dentro da minha própria casa. É uma grande responsabilidade, afinal, jogaremos com o apoio da torcida e da Prefeitura”, fala.
Agência Aracaju de Notícias