O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, participou nesta sexta-feira (21) da cerimônia de posse do novo presidente da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) – vinculada à Sedetec – George Trindade de Góes. A solenidade aconteceu na própria sede da Secretaria. George Trindade é formado em Administração de Empresas e atua há 13 anos no setor público, na área de projetos e planejamento. Foi secretário Municipal de Indústria e Comércio em Boquim, onde nasceu. “Venho de uma família muito correta e meu trabalho será sempre pautado em cima da retidão dos atos com a qual os meus pais me criaram”, destacou, ressaltando a satisfação em assumir o cargo.
“Externo minha alegria com o convite do governador Marcelo Déda e estou muito honrado e com a receptividade do secretário e sua equipe. Também gostaria de parabenizar Vinícius Mazza e o excelente trabalho realizado nesses anos. A expectativa é justamente dar continuidade a essas ações e superar expectativas, esse é o nosso grande foco. O Governo, claro, é o elo fundamental para que isso aconteça, principalmente agora com trabalho realizado pela Redesim, tenho certeza que prestaremos um serviço ainda melhor para a sociedade”, concluiu.
Saumíneo Nascimento desejou boa sorte a George e ressaltou que ele contará com o apoio irrestrito da Secretaria e das empresas coligadas a ela – Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec) -, além das demais secretarias do Estado. “O desafio é dar continuidade e melhorar, ampliar o conhecimento para que tenhamos uma boa sucessão e gestão na Jucese. Desejamos êxito e temos certeza que, com muito trabalho, isso será alcançado, contribuindo cada vez mais com o desenvolvimento econômico do Estado”, disse o secretário.
O novo presidente assume o lugar de Vinícius Mazza, que presidiu a Junta de 2011 a 2013, realizando um trabalho que deu continuidade ao ritmo de desenvolvimento econômico do Estado e agora assume a presidência nacional do Departamento Nacional de Registro do Comércio, em Brasília. Saumíneo Nascimento aproveitou a solenidade para destacar a atuação de Vinicius Baudouin Mazza, ex-presidente da Junta Sergipana, pela brilhante trajetória enquanto esteve no órgão – cerca de dois anos. “Parabenizo o trabalho realizado por Vinicius, que implementou melhorias, teve um bom relacionamento com os empresários e com a própria Secretaria, além de ter conseguido uma boa articulação em nível nacional, chegando a ocupar a presidência da Associação Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej), mostrando a relevância dos trabalhos por ele realizados”, reconheceu.
Crescimento – Vinicius Mazza, que é engenheiro de Produção por formação, deixou a Presidência da Jucese para ocupar a Diretoria do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), ao qual as Juntas Comerciais são vinculadas. O DNRC é um órgão ligado à recém-criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que tem status de Ministério. “Ele galgou novos postos e está em nível federal, em Brasília, para continuar dando essa excelente contribuição. Deixo registrado o seu profissionalismo e desejo sucesso”, destacou Saumíneo.
A Jucese registrou, somente este ano, a abertura de 2.011 novas empresas. Só no mês de maio, foram 444 novos negócios. O crescimento em relação ao mesmo período do ano passado é de 10,44%. No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a maio, o crescimento é de 6,74% com relação ao ano de 2012, quando foram abertas 1.884 novas empresas. Os números são um bom indicativo de que a economia sergipana continua evoluindo.
O índice é o segundo melhor de toda a história da Junta para o período – o primeiro foi o do ano passado, quando foram registrados 1.122 novos negócios, apenas cinco a mais que este ano. Além disso, vale ressaltar o começo da implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), através da qual, por meio de um Portal, os empreendedores poderão abrir um negócio de forma mais rápida e menos burocrática.
Para Vinicius, os números são indicativos muitos positivos. “Sergipe continua com o empreendedorismo em alta, num ritmo crescente de abertura de novos negócios. Essa é uma prova de que os sergipanos continuam apostando na economia do Estado. O Governo tem investido bastante em incentivos de apoio ao empresariado e as Juntas, por sua vez, apostam em avanços tecnológicos e em boas práticas para atender a essa demanda crescente da melhor forma possível. Isso, aliado ao sonho de abrir um negócio próprio, sem dúvida, faz a diferença”, analisa.
O secretário Saumíneo ressaltou que os resultados apresentados durante a gestão de Vinícius Mazza são ótimas notícias para a economia sergipana. “Isso gera a perspectiva de mais empregos para a população. Nosso objetivo é de continuar buscando atrair mais investimentos para Sergipe e ainda, no decorrer do ano, outras notícias positivas com a chegada de novas empresas – seja de pequeno, médio ou grande porte, que irão solidificar o crescimento e desenvolvimento econômico do Estado”, disse.
Também estiveram presentes na solenidade, o diretor-presidente da Codise, Johelino Nascimento, o deputado federal Fábio Reis, o representante do Conselho Regional de Contabilidade Sergipe, Geraldo Alcântara e o vice-prefeito de Boquim, Cloves Trindade.
Da Empauta Comunicação