“Sou um executivo contratado pelo povo para cuidar de seus interesses. Tenho obrigação de prestar contas com a população”. Com esse conceito o prefeito João Alves Filho apresentou hoje, dia 26, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, através do secretário municipal da Comunicação Social, Carlos Batalha, a nova infraestrutura da Secom e as ferramentas que serão utilizadas para divulgar as ações da Prefeitura.
João Alves disse estar bastante satisfeito com toda mudança dentro desses 100 dias de governo e que a comunicação com a população deve ser sempre clara e eficiente. “Sempre pensei que o investimento na Comunicação não é gasto, desde que seja feito de forma comedida. Devemos dar satisfação ao povo do que está acontecendo em nossa gestão. Não podemos ficar trancados sem prestar contas com o povo. Essa é uma preocupação que tenho”.
Dentro do contexto da responsabilidade de informar com eficiência as ações da Prefeitura, João Alves parabenizou o secretário da Comunicação pela agilidade e precisão em levar à população o que a PMA está fazendo pela cidade. Garantindo, com isso, o direito democrático do cidadão. “Não podemos esconder nada da população. Batalha sempre manteve toda a informação de forma clara para que todos soubessem os projetos da nossa gestão”.
O secretário da Comunicação anunciou as novas ferramentas que serão utilizadas a partir de maio para a divulgação dos projetos da administração municipal. “A Comunicação entre a PMA e a população, de uma maneira geral, se tornou ampla. Antigamente tratávamos exclusivamente dos veículos de comunicação. Hoje, estamos sempre em busca de aperfeiçoamento. Fazemos parte de uma equipe capitaneada pelo prefeito João Alves, que é o homem público que mais valoriza a área da Comunicação”, afirma Batalha.
Um rápido balanço a respeito do trabalho da Secom nesses primeiros meses foi apresentado na coletiva, além da divulgação de novidades que virão a partir de agora.
“De uns anos para cá, a comunicação tornou-se mais amplas, graças aos avanços tecnológicos. Nós fazemos parte de uma equipe que, sem dúvida alguma, é a administração que mais valoriza a área de comunicação”, afirmou Batalha. “A comunicação é uma área que muda a cada instante. A agilidade de informação é importante e outros encontros como este virão”, continuou.
Entre as principais mudanças destacam-se a melhoria da estrutura física, que foi equipada de forma a melhor acomodar todas as instalações pertinentes à comunicação. Novos setores foram criados para melhor atender a demanda da Secom, como o Departamento de Mídia e Atendimento, e redistribuídos setores já existentes, a exemplo do Núcleo de Multimeios, que agora chama-se Núcleo de Mídias Sociais, e o Fala Aracaju que depois de anos abandonado foi reativado.
Uma novidade na atual gestão está inteiramente ligada às mídias sociais. Por meio de uma página no Facebook e perfil no Twitter, todas as ações da PMA são divulgadas ao público em tempo real. Isso facilita o contato mais direto da população com a administração municipal. Outra informação anunciada foi a licitação de publicidade governamental, que está tramitando na Procuradoria Geral do Município, devendo ser liberada nos próximos dias para publicação em edital.
Nos primeiros meses de governo municipal, já se é possível ver um crescimento considerável em relação à divulgação por intermédio das redes sociais. Com dados do Facebook, Batalha explicou que nos três últimos meses da gestão anterior, a Fanpage da prefeitura ganhou apenas 1 fã a cada dia, enquanto na atual gestão são 11 novos seguidores diários. No tocante a alcance de público, atualmente 2.808 pessoas são alcançadas a cada 24 horas, somente nesses 100 dias, já no mesmo período do ano anterior, somente 696 pessoas/dia. Anteriormente, as impressões diárias chegavam à 2.714, agora, na gestão do prefeito João Alves Filho, totalizam-se 10.597.
É também característica da nova Comunicação municipal a constante presença na mídia. “Todos os dias são produzidas, em média, dez matérias jornalísticas. Estas, que envolvem todas as secretarias municipais, são lançadas na Agência de Notícias, por meio do portal da PMA, alimentando toda a imprensa”, disse Batalha.
Como meio de valorizar o profissional da comunicação, foi estabelecida uma coordenação de comunicação por secretaria. Além disso, uma nova agência de notícias foi criada. A Secom também realiza reuniões periódicas com todos os assessores do município, a fim de apresentar possíveis problemas e, por conseguinte, suas soluções.
Ainda durante a coletiva, Batalha expôs, em primeira mão, os mais novos produtos da PMA. O Fala Prefeito, um programete de rádio de 1 minuto, gravado no próprio estúdio da Secom, que permitirá o diálogo direto e permanente entre gestor e cidadão. E o Prefeitura na TV, que levará serviços, prestação de contas e entretenimento para a população. Televisões de 32 polegadas serão distribuídas em diversas partes da cidade, onde serão exibidos vídeos institucionais e de utilidade pública. “Essas duas novidades trarão aproximação mútua a todos os envolvidos”, disse Batalha.
Sobre as inovações já trazidas à Secom em sua gestão, Batalha ainda completou: “O administrador que achar que já cumpriu sua missão está fadado ao fracasso. Estou sempre aberto a novidades. Isso aqui hoje é apenas uma demonstração de tudo que fizemos e ainda iremos fazer”.
Agência Aracaju de Notícias