O plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe aprovou, por maioria de votos, o Projeto de Lei 80/2012, de autoria do deputado estadual Gilson Andrade (PTC) que dispõe sobre a prestação de assistência especial a parturientes cujos filhos recém-nascidos sejam portadores de deficiência ou patologia crônica.
O referido projeto tinha, inclusive, veto parcial do Governo do Estado, mas esse veto foi derrubado em plenário e, com isso, após sua promulgação vai beneficiar diretamente um número considerável de mães que vivem essa situação.
Por meio desse projeto do deputado Gilson Andrade, o governo vai oferecer prestação de assistência especial a parturientes cujos filhos recém-nascidos sejam portadores de deficiência ou patologia crônica.
A falta de orientação prestada às mães, alerto o deputado Gilson Andrade, “enquanto ainda se encontram internadas na maternidade, tem sido responsável pelo agravamento do estado de saúde de muitos recém-nascidos portadores de deficiência ou patologia crônica”.
Como ninguém se prepara antecipadamente para enfrentar tamanha dificuldade, ressalta, as mães ainda não têm conhecimento sobre os cuidados especiais que os seus filhos requererão delas, quando já estiverem em casa, para evitarem complicações médicas que possam levar a estágios irreversíveis.
Por isso, entende Gilson Andrade, “é fundamental que essas parturientes sejam logo orientadas, como também informadas sobre as instituições especializadas que podem ajudá-las, e muito, no tratamento adequado de seus filhos”.
Da Assessoria Parlamentar