O Fórum em Defesa da Grande Aracaju participará, terça-feira, 16, de Tribuna Livre na Câmara Municipal de Aracaju, debatendo o local de realização do Pré-Caju.
Os integrantes do Fórum defendem a transferência do local da prévia carnavalesca alegando que ali na Avenida Beira Mar interfere na vida de muitos moradores da cidade, principalmente da mobilidade, na acessibilidade e n perturbação do sossego.
Para o Fórum a montagem de estruturas para arquibancadas e camarotes, além do fechamento de vias perpendiculares são os principais problemas. Além disso, o fechamento da própria Avenida Beira Mar no final das tardes dos quatro dias que acontece a festa é questionado pelos militantes do fórum. Para eles a interrupção do trânsito na via por quatro dias prejudica grande parcela de moradores que precisam se locomover na cidade e que os congestionamentos atingem praticamente toda a cidade.
A acessibilidade é outro direito que o Fórum entende ser ferido. Com a montagem das estruturas sobre calçada, pista de cooper e ciclovias, o direito à acessibilidade é desrespeitado, alegam os integrantes do Fórum.
A mobilidade urbana é ferida de várias formas, dizem os componentes do Fórum. Começa com o período entre a montagem e a desmontagem das estruturas – cerca de dois meses – ocupando uma faixa da via de circulação de veículos e com várias carretas que são descarregadas e carregadas. Depois, citam os integrantes do Fórum, tem o fechamento de várias vias perpendiculares à Avenida Beira Mar e culmina com a interrupção do trânsito na avenida a partir das 16h nos quatro dias da prévia.
O Fórum trata ainda da perturbação do sossego e da agressão ambiental. Dizem entender que uma grande festa tem as suas implicações, mas buscam o diálogo com a Prefeitura Municipal e com os vereadores na tentativa de encontrar um local que cause menos transtornos.
Na Tribuna Livre, na Câmara Municipal, dessa terça-feira, 16, o Fórum vai apelar para os vereadores que ajudem a encontrar uma saída para esse problema que afeta todos os moradores, das diferentes áreas da cidade e que precisam se descolar para o trabalho, para a escola, para a universidade, para o médico, etc.
ALIADOS E PESQUISAS – integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju comemoram a conquista de fortes aliados na luta pela mudança do local da realização do Pré-Caju, entre eles professores universitários, artistas, músicos, sindicalistas, ambientalistas, urbanistas, geógrafos engenheiros e arquitetos. Entre os ardorosos defensores da transferência do local da festa está o Desembargador Federal sergipano e membro das Academias Sergipana e Itabaianense de Letras e autor de obras literárias, Vladimir Carvalho.
Além das adesões de pessoas o Fórum destaca que todas as enquetes recentes indicam que eles estão no caminho certo. Em uma das enquetes quando se pergunta onde o Pré-Caju deve ser realizado apenas 15% dizem que deve permanecer na Av. Beira Mar. Já em outra enquete quando se pergunta se o prefeito João Alves Filho acertou ou errou ao autorizar o Pré-caju 2014 naquele local, 75% dizem que o prefeito errou.
Coordenação do Fórum em Defesa da Grande Aracaju.