Chegou ao fim com sucesso a primeira edição do Carna Caju 2013, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). A festa, que atraiu milhares de aracajuanos e turistas à Passarela do Caranguejo, Orla de Atalaia, contou com diversos serviços da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que contribuíram para a excelente estrutura e organização do evento. Os bairros que sediaram blocos de Carnaval de rua também receberam as ações de limpeza da Prefeitura.
“Podemos dizer que concluímos as nossas atribuições no Carna Caju com um saldo positivo. Mesmo sendo o primeiro ano da festa, conseguimos obter sucesso em todas as frentes de trabalho neste local, como o controle de comércio ambulante, que foi visto principalmente pelos turistas de forma bem organizada e tranquila, o controle de espaços públicos e, claro, a limpeza, que foi destaque do Carna Caju e nos tradicionais carnavais de rua com desfiles de blocos. Durante a festa, havia agentes de limpeza para manter os espaços limpos, e no início de cada manhã realizamos o serviço em forma de mutirão para garantir o conforto e bem-estar da população”, esclareceu a vice-presidente da Emsurb, Selma França.
O diretor de operações da Emsurb, Roberto Gomes, ressaltou que a ‘Operação Limpeza’ executada nos dias de Carnaval recolheu um quantitativo considerável de lixo. “Efetuamos após cada dia de festa esta operação, que foi a responsável para que o público, a cada noite, encontrasse o espaço limpo e atrativo”. O volume de lixo recolhido pelos agentes de limpeza durante os cinco dias de festa chegou a 8,97 toneladas provenientes do Carna Caju e outras 17,57 de todo o percurso do Rasgadinho.
Consciente de que fez parte do conjunto que possibilitou que a área do Carna Caju estivesse sempre limpa, o agente de limpeza Anselmo Alves afirmou sentir-se satisfeito por ter contribuído com o evento. “Foram muitos que trabalharam para manter esse ambiente limpo, e me sinto satisfeito de também ter participado com o meu serviço nesta grande festa”, comentou o agente.
Para a comerciante Analuiza Santos a sensação também foi de satisfação pelo trabalho nos dias de festa. Ela foi uma das sorteadas para comercializar bebidas nas cinco noites do Carna Caju. “Trabalhei todas as noites e essa festa surpreendeu as minhas expectativas. Tive boas vendas e espero no próximo ano poder participar novamente”, disse.
Ascom/Empresa Municipal de Serviços Urbanos/ Emsurb