Os cinco dias da primeira edição do Carna Caju, festa de Carnaval realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) na Orla da Atalaia, além de resgatar o carnaval na capital sergipana e trazer uma opção de renda para os ambulantes cadastrados, também movimentou o comércio nos bares da Passarela do Caranguejo. Empresários constataram um aumento médio de 45% no número de clientes, em relação aos demais dias nesta temporada de férias de verão.
O evento organizado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Aracaju (Funcaju), para Breno Maroto, gerente de uma choperia, trouxe uma ótima frequência ao estabelecimento. “Para o primeiro ano da festa, constatei que o bar ficou bastante frequentado, principalmente por turistas. Avalio que os dias de festa nos deram uns 60% de aumento de clientes”, relata.
Já para Cícero Alves, gerente de um restaurante especializado em servir o tradicional caranguejo e frutos do mar, o aumento na clientela se deu por parte dos próprios aracajuanos que decidiram ficar e festejar o Carnaval na cidade. “Neste verão o turismo em Sergipe sofreu uma queda visível no número de visitantes de fora, em relação aos anos anteriores, mas o Carna Caju incentivou muita gente a ficar em Aracaju e vir festejar aqui”, revela o empresário, que possui 20 anos de experiência no ramo.
“O maior aumento se deu a partir do sábado, quando os foliões estavam mais familiarizados com a festa. Porém constatei que do movimento atendido aqui, somente cerca de 40% eram turistas, o restante são pessoas de Aracaju e interior do Estado, que preferiram ficar em Sergipe para brincar o Carnaval. Assim, nossa expectativa para o feriado de Carnaval foi superada”, completou Cícero Alves.
Renald Moura aproveitou o Carnaval em um dos bares e aprovou a iniciativa da PMA de Criar o Carna Caju. “A ideia foi muito boa, há muito tempo não tinha Carnaval na Orla de Atalaia. João botou pra quebrar com essa iniciativa!”, comemorou o aracajuano.
O Carna Caju 2013, em sua primeira edição, aconteceu do dia 8 a 12 de fevereiro, e disponibilizou ao público, com entrada franca, shows de 24 atrações musicais sergipanas mais a matinê, realizada no domingo, 9, com a dupla de palhaços Patati Patatá, fazendo o Carnaval das Crianças.
Agência Aracaju de Notícias