Na manhã desta quarta-feira (09), finalmente a Clínica de Saúde da Família, inaugurada há muito tempo pelo Governo de Sergipe, e entregue a Prefeitura de Pirambu, finalmente começou a servir ao Povo. “Neste primeiro momento estamos registrando uma grande concentração de pessoas que procuram à Clínica, por causa da demanda reprimida. Os pirambuenses não contavam com um atendimento regular há vários meses”. Informa o Secretário da Saúde, Manoel Batista.
Dona Maria dos Santos, de 73 anos, diz que já esteve na clínica algumas vezes, mas nunca conseguiu ser atendida, porque não tinha médico, ou quando das poucas vezes que tinha, era muita gente para ser atendida. “Precisava mostrar uns exames que eu fiz pra saber qual doença eu tenho, mas há muito tempo não conseguia. Hoje chegou uma médica e estou aguardando pra ser chamada e descobrir o que eu tenho pra começar a tratar”, revela a aposentada.
Já Maria Rosa tem um filho que sofre de Epilepsia e depende de um remédio que só pode ser comprado com receita médica, mas como a cidade estava sem médico, seu filho ficou sem tomar o remédio. “Meu filho é doente e precisava desse remédio para não correr risco de sofrer algum ataque, mas como eu poderia conseguir um atestado se a clínica estava sem médico? Já marquei minha consulta com Dr. Madalena e agora estou com meu filho esperando pra ser atendida.”, desabafa Maria Rosa.
“Fomos autorizados a contratar médicos, com recursos próprios e já estamos oferecendo um serviço de qualidade ao nosso Povo. Hoje estamos contando com a Dra. Madalena Kakudo, nas segundas, quartas e sextas-feiras e ainda temos o Dr. José Luiz, nas quartas e sextas-feiras também”. Comemora o Secretário da Saúde.
O Município de Pirambu, que fica localizado no Litoral Norte do Estado e é um dos principais polos de atração turística da região, de acordo com o Secretário Municipal de Saúde, não contava com médicos do PSF “há mais de cinco meses. E isso provocou um colapso no atendimento às pessoas”. Diz Manoel Batista.
A Clínica de Saúde da Família foi inaugurada no mês de fevereiro de 2010, através de um investimento do Governo do Estado e cabia a Prefeitura de Pirambu oferecer os serviços ao cidadão. “Lamentavelmente esse foi mais um descaso do Gestor anterior com o Povo da cidade. De acordo com os moradores, a Clínica nunca teve um funcionamento adequado”. Diz o Manuel Batista, Secretário de Saúde de Pirambu.
Marcos Aurélio – Assessoria de imprensa