
Dez servidores do governo federal já deixaram seus cargos após a operação Porto Seguro, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira (23). (Foto: Divulgação)
Dez servidores do governo federal já deixaram seus cargos após a operação Porto Seguro, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira (23). Cinco deles foram exonerados (medida adotada quando o servidor exerce cargos comissionados) e cinco, afastados (quando o servidor exerce cargo de confiança). Os suspeitos são investigados por um esquema de favorecimento de interesses privados em processos públicos.
Nesta segunda-feira (26), foram publicados no Diário Oficial da União a exoneração da chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, e do adjunto do advogado geral, José Weber de Holanda.
O inventariante da extinta Rede Ferroviária Federal S.A., José Francisco da Silva Cruz, o ouvidor da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Jailson Santos Soares, e o chefe de gabinete da Antaq, Enio Soares Dias, foram afastados de seus cargos nesta terça-feira (27).
O afastamento de Jailson foi publicado no Diário Oficial da União, nos despachos da presidente da República. A exoneração de José Francisco foi assinada pela ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, juntamente com a exoneração de Glauco Alves Cardoso Moreira, procurador-geral da Antaq. Já Ênio foi demitido pela própria agência.
Na SPU (Secretaria do Patrimônio da União), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão exonerou Evangelina de Almeida Pinho do cargo de assessora.
A Secretaria de Aviação Civil afastou Rubens Carlos Vieira do cargo de diretor da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Por meio de nota, o órgão informou que foi instaurado processo administrativo para “apurar se as supostas irregularidades tiveram algum impacto na Agência”. O diretor Paulo Rodrigues Vieira foi afastado do cargo de diretor da Ana (Agência Nacional de Águas). Os dois foram presos pela PF na sexta-feira.
Ainda nesta terça-feira, o Diário Oficial da União trouxe a exoneração de Mirelle Nóvoa de Noronha, filha de Rosemary de Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo.
Operação
A PF realizou, na operação Porto Seguro, buscas e apreensões na ANA (Agência Nacional de Águas), no MEC (Ministério da Educação), na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na AGU e na Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). No total, foram apreendidos 18 malotes de documentos.
Três mandados de prisão e duas conduções forçadas em Brasília foram cumpridos, além das buscas em 18 endereços. Os agentes apreenderam discos rígidos de computador, mídias digitais e documentos, que passarão por análise técnica. Dezoito pessoas são suspeitas de integrar a rede de corrupção.
R7. Com