Nesta terça-feira (20), o deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE) esteve reunido com Shirley Morales (SE) e Eliane Santos (PA), representantes da Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE e do Fórum Nacional 30 Horas Já. O encontro aconteceu no gabinete do parlamentar em Brasília. As enfermeiras trataram com o parlamentar das estratégias para agilizar a votação do Projeto de Lei n.º 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho dos enfermeiros em 30 horas semanais.
Esses profissionais correspondem a aproximadamente 1,7 milhão de pessoas e representam cerca de 60% dos trabalhadores da saúde, sendo os principais responsáveis pela assistência prestada à população brasileira. Durante todo o seu mandato, o parlamentar já havia demonstrado seu apoio à causa, participando de vários encontros com os profissionais da área de enfermagem do Estado de Sergipe, bem como discursando e manifestando seu apoio no Plenário da Câmara Federal.
“Este projeto é fundamental, pois a atividade exercida pelos enfermeiros é uma atividade extenuante. Nós precisamos reduzir a carga horária para compatibilizar as necessidades dos serviços de saúde com a capacidade física e psicológica dos nossos recursos humanos na área de saúde. Assim sendo, apoio e voto favorável a essa propositura, pois tenho convicção que, além de ser bom para os profissionais, será melhor ainda para aqueles que são atendidos por essas pessoas”, afirmou.
Apesar da resistência do governo, Mendonça dialoga com parlamentares e tenta incluir na pauta o projeto de lei. “É uma tarefa árdua, mas não podemos perder a esperança”.
Izys Moreira – Assessoria de Imprensa