O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) recebeu, na tarde desta quinta-feira, 6, um dos equipamentos mais modernos do país para resgate e combate a incêndio. A auto-plataforma Bronto Skylift foi adquirida com recursos próprios do Governo do Estado, no valor de R$ 2,8 milhões, tem alcance de 57 metros e está apta a realizar salvamentos e o combate a incêndios em prédios de 19 andares. Com este equipamento, fecha-se um ciclo de investimentos aproximadamente R$ 10 milhões que reconfigurou a capacidade operacional da corporação sergipana. O novo equipamento foi entregue pessoalmente pelo governador Marcelo Déda ao comandante da corporação, coronel BM Nailson Santos, na praça Fausto Cardoso, no Centro da capital.
Com este novo equipamento, produzido sob medida pelo líder mundial em plataformas hidráulicas na Finlândia, a corporação sergipana se equipara com as mais modernas do país e da região Nordeste, onde somente quatro estados possuem equipamentos similares. “Este é um equipamento que se traduz em mais segurança para a vida e o patrimônio do povo sergipano. Estamos investindo na modernização e no aparelhamento do Corpo de Bombeiros para atender à demanda de uma cidade que rapidamente se ‘verticalizou’”, destacou o governador Marcelo Déda, ao contextualizar o processo de expansão urbana da capital.
Valorização Profissional
Ao relembrar, em seu discurso, as manchetes negativas que sempre se seguiam às ocorrências de incêndios, relatando a precariedade dos equipamentos que era vista na corporação, o governador Marcelo Déda ressaltou que, além dos investimentos em equipamentos e na capacidade operacional, o Governo do Estado investiu na valorização dos profissionais, na recomposição salarial e no resgate da autoestima dos integrantes da corporação.
“Investimos no resgate da autoestima e da credibilidade junto à população, valorizando os profissionais e pagando um dos melhores salários de todo o país. Com esta nova conquista, fecha-se um ciclo de investimentos realizado nos últimos três anos e meio que representa um avanço sem precedentes na modernização tecnológica e aumento da eficácia operacional”, argumentou o governador.
Um dos aspectos que reforça as colocações do governador Marcelo Déda é um fato constatado atualmente onde o CBM/SE possui 11 viaturas operacionais de reserva, condição nunca antes registrada na história da corporação.
O governador também fez questão de registrar que a aquisição da autoplataforma foi possibilitada através de uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que disponibilizou os recursos necessários. Incluso na aquisição também estava o processo de capacitação dos militares sergipanos para operar o novo equipamento.
Novas Viaturas
Na ocasião, o governador também fez a entrega ao comandante da Polícia Militar, coronel PM Maurício Iunes, de duas Pick-Ups para o Pelotão Especializado em Policiamento na Área de Caatinga (Pepac), além de dois caminhões boiadeiros entregues à Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRv).
Data Histórica
Para o comandante do CBMSE, coronel BM Nailson Santos, esta quinta-feira, 6, se tornará uma data histórica para o Corpo de Bombeiros. “O que estamos presenciando parece um sonho. Este ato é esperado há muitos anos. Lembro-me que, há três anos e meio, quando fui convocado pelo senhor governador para assumir o comando, sabia das dificuldades por que passava a corporação com falta de equipamentos, falta de viaturas para combate a incêndios e a tão sonhada viatura que alcançasse o topo dos prédios de Aracaju. Apresentei o planejamento ao governador com essas demandas. Hoje, graças a Deus e a sensibilidade do governador, estamos realizando este sonho e entregando esse equipamento à disposição da sociedade sergipana, além de comemorar uma realidade completamente diferente na corporação”, salientou o comandante, que também fez questão de agradecer aos membros da comissão do Detran que se envolveu no processo preparatório para viabilizar essa aquisição, à época comandada pelo então presidente Francisco Dantas.
“Este é um investimento que lembrará o meu comando e a gestão do governador Marcelo Déda por muitos e muitos anos”, concluiu o coronel Nailson.
Em seguida, o governador e o comandante subiram no equipamento e chegaram ao topo do edifício Palácio da Justiça. Na sequência, foi realizada uma demonstração com a simulação de resgate de vítimas e da capacidade de aspersão de água pelo equipamento na praça Fausto Cardoso.
Presenças
Participaram do ato o vice-governador Jackson Barreto, o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, a procuradora de Justiça, Creuza Figueiredo, representando o Ministério Público de Sergipe; o deputado estadual Arnaldo Bispo, representando a Assembleia Legislativa; o capitão dos Portos de Sergipe, capitão de fragata Eron Gantois Marçal; o capitão Fernando Rodrigues, representando o 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro; o chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, coronel PM Carlos Augusto Bispo; a superintendente da Polícia Civil, delegada Catarina Feitosa; o presidente do Detran, Bosco Costa, dentre outras autoridades civis e militares.
Agência Sergipe de Notícias