Quem deseja abrir uma empresa em Sergipe poderá efetuar o processo com muito mais facilidade.Isso porque foi assinado um convênio entre o Sebrae e a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) para adoção do Projeto Integrar. A iniciativa permitirá a implementação no estado da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que simplifica os procedimentos e integra órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura, funcionamento e baixa de empresas.
Com o modelo, os empresários poderão acessar o sistema de registro de empresas pela internet e só entregar documentos na Junta Comercial, que se comunicará com demais sistemas envolvidos. Isso evitará que eles percorram diversos órgãos, reduzam custos com taxas e cópias de documentação e diminuíam o tempo para registro do negócio.
Estiveram presentes na assinatura do convênio nesta quarta-feira, 18, em Brasília, o diretor técnico do Sebrae Sergipe, Emanoel Sobral ,e o presidente da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), Vinícius Mazza. Além de Sergipe, o projeto também será desenvolvido no Distrito Federal, Paraná, Rondônia, Roraima, Tocantins, Ceará, Pará e Paraíba.
A meta do programa é permitir que as empresas possam ser registradas e obtenham alvará de funcionamento em cerca de nove dias. Desenvolvido em parceria entre o Sebrae, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Jucemg, o Integrar é uma evolução do Minas Fácil – programa que desburocratiza e integra os órgãos envolvidos no processo de abertura de empresa.
“ Atualmente, os empresários enfrentam uma grande jornada para conseguir abrir o seu próprio negócio. São necessários muitos documentos, visitas a diversos órgãos para apresentar os papéis, além de uma série de taxas que oneram bastante o pequenos empreendedor. Com esse projeto, os documentos circularão com mais agilidade, reduzindo a burocracia e trazendo benefícios a todos que estão envolvidos nesse processo”, ressalta o diretor técnico do Sebrae Sergipe, Emanoel Sobral.
Cronograma
Sergipe será o segundo estado dentre os selecionados a implementar o projeto. De acordo com o presidente da Jucese, a meta é que o serviços comece a ser oferecido até o primeiro semestre do ano que vem “ Além da economia de cerca de R$ 1 milhão ao Estado, teremos condições de processar com mais celeridade os pedidos de abertura e fechamento de empresas. Isso contribuirá para conseguirmos números ainda mais positivos”,explica Vinícius Mazza.
A tecnologia e o know-how da Jucemg serão repassados para as Juntas Comerciais do DF e dos oito estados onde o Integrar será implantado. O Sebrae acompanhará o desenvolvimento dos trabalhos e disseminará informações aos empresários.
Unidade de Comunicação e Marketing Sebrae/SE