A nona rodada do Campeonato Brasileiro foi encerrada neste domingo com duas vitórias de mandantes, duas dos visitantes e três empates. Os clássicos carioca e paulista terminaram empatados, enquanto o Grêmio massacrou o Cruzeiro e o Vasco assumiu a vice-liderança.
No Engenhão, Fred abriu o marcador, mas Andrezinho deixou tudo igual e o Fluminense mais longe do líder Atlético-MG. O Tricolor carioca caiu para o terceiro lugar, com 19 pontos, contra 22 do líder. O Botafogo, por sua vez, ocupa a quarta colocação, com 16.
Em Barueri, o Palmeiras, mesmo de ressaca após o título da Copa do Brasil, conseguiu empatar, por 1 a 1, com o São Paulo. Luis Fabiano abriu o marcador no primeiro tempo, mas Mazinho, de cabeça, empatou.
O resultado colocou o Tricolor paulista na quinta posição, com 16 pontos, mesmo número do Botafogo, mas o clube carioca leva vantagem no saldo de gols (6 a 2). Já o Palmeiras segue na zona de rebaixamento, na penúltima colocação, com seis pontos.
Na cola!
Em São Januário, o Vasco fez o que todos esperavam e bateu o lanterna Atlético-GO, por 1 a 0. Alecsandro, artilheiro do Brasileirão com seis gols – mesmo número de Roger, da Ponte Preta -, anotou o tento carioca. O Vasco pulou para a vice-liderança, com 20 pontos, dois a menos que o líder Atlético-MG. Enquanto isso, ainda sem vitória, o clube goiano amarga a lanterna, com apenas dois pontos.
Em Minas Gerais, o Grêmio acabou com o sonho de recuperação do Cruzeiro ao meter 3 a 1. Marcelo Moreno (2) e Kléber marcaram os tentos que colocaram o Tricolor gaúcho na sétima colocação, com 15 pontos. Ao Cruzeiro, com a terceira derrota seguida, restou amargar os 14 pontos, na décima posição.
Mandrake!
Em Salvador, com um pênalti mandrake, o Flamengo venceu o Bahia, por 2 a 1. A vitória colocou o time rubro-negro na nona colocação, com 15 pontos. Hernane e Renato Abreu fizeram os tentos dos cariocas. Kleberson marcou para os baianos. A derrota deixou o Bahia na zona de rebaixamento, no 18º lugar, com apenas sete pontos.
No Beira-Rio, mesmo com um jogador a mais desde o início do segundo tempo, o Internacional apenas empatou sem gols com o Santos. O Colorado, com 16 pontos, aparece na sexta posição. Já o Santos, que segue sem vencer e marcar gols fora de casa, está com nove pontos, no 13º lugar.
Em Recife, o Sport ganhou da Portuguesa, por 2 a 1, e chegou aos 12 pontos, no 11º lugar. A Lusa, por sua vez, se manteve com apenas oito pontos, na 15ª posição.
Antes…
No sábado, o Corinthians fez sua segunda vítima, a primeira após o título da Libertadores. De virada e com direito a dois gols de Danilo, o Timão bateu o Náutico, no Pacaembu, por 2 a 1. Nos outros dois jogos, as redes balançaram muito.
O líder Atlético-MG, mesmo com placar adverso, por 3 a 1, conseguiu virar e estragou a estreia de Loco Abreu ao vencer o Figueirense, por 4 a 3. Em Campinas, a Ponte Preta não deu chances ao vice-campeão da Copa do Brasil e enfiou 4 a 1 no Coritiba, com três gols de Roger.
Confira a 9.ª rodada do Brasileirão:
Sábado
Corinthians-SP 2 x 1 Náutico-PE
Figueirense-SC 3 x 4 Atlético-MG
Ponte Preta-SP 4 x 1 Coritiba-PR
Domingo
Cruzeiro-MG 1 x 3 Grêmio-RS
Bahia-BA 1 x 2 Flamengo-RJ
Botafogo-RJ 1 x 1 Fluminense-RJ
Internacional-RS 0 x 0 Santos-SP
Vasco da Gama-RJ 1 x 0 Atlético-GO
Sport-PE 2 x 1 Portuguesa-SP
Palmeiras-SP 1 x 1 São Paulo-SP