Numa noite em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, os sergipanos comemoraram a entrega do Troféu Sanfona de Ouro aos destaques dos festejos juninos em Sergipe deste ano. O evento aconteceu na noite da quarta, 11, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Mais uma vez, a festa do município de Nossa Senhora do Socorro, o Forró Siri, considerado o maior São Pedro do Brasil, foi condecorado com o prêmio de melhor festa do interior. A homenagem foi recebida pela secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes.
O prêmio, que há 11 anos enaltece os melhores dos festejos juninos no estado, foi iniciado com um emocionante tributo a Gonzagão, com a entrada de Erivaldo de Carira tocando Asa Branca na sanfona. Em seguida, foi iniciada a entrega das condecorações às pessoas e grupos que receberam maior número de votos através do site Educar-SE, coordenado por Jorge Lins.
Entre os agraciados com o Troféu Sanfona de Ouro está o município de Nossa Senhora do Socorro que pela terceira vez recebe o prêmio. Emocionada com a homenagem, a secretária Sílvia Fontes subiu ao palco para receber o troféu. Na oportunidade, ela parabenizou os organizadores pelo evento e agradeceu à sociedade sergipana pelos votos recebidos pelo Forró Siri. “É muito gratificante para nós estarmos aqui hoje. Quero agradecer a todos os funcionários da administração de Nossa Senhora do Socorro pela colaboração. O Forró Siri é uma festa muito grande e somente com a união de todos podemos fazê-la”, destacou.
Sílvia Fontes ressalta que a maior estrela do São Pedro em Socorro é a população, que mostra à sociedade sergipana que sabe fazer festa. “Queremos agradecer principalmente ao povo de Socorro, porque uma festa com um público de cerca de 150 mil pessoas por noite sem registro de ocorrência grave durante os quatro dias é maravilhoso. É o reflexo de um povo da paz”, enfatizou.
Para o organizador do Troféu Sanfona de Ouro, Jorge Lins, o fato do município de Socorro receber mais uma vez a premiação somente comprova o profissionalismo com que a festa é organizada e o reconhecimento do sucesso pelo povo de Sergipe. “Nós percebemos que há uma harmonia entre a excelente programação, a estrutura e a segurança. Esses fatores permitem que as pessoas possam brincar os festejos com tranquilidade. O que vemos hoje é que as pessoas entendem que o Forró Siri é uma festa segura e, cada vez mais, há pessoas de outros municípios participando do evento”, apontou.
Saúde realiza Dia da Saúde em unidade do Fernando Collor
Na última quarta, 11, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Dia da Saúde na unidade Gabriel Alves, no conjunto Fernando Collor, em homenagem póstuma à servidora Anaildes Vieira que faleceu no dia 1º de julho. Durante a ação, foi disponibilizada a realização de exames e atendimento médico nas mais diversas especialidades. Cerca de 250 pessoas participaram do evento.
O coordenador da Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Marcos Chou, destaca que a iniciativa é uma forma de levar mais atendimentos à população e de homenagear a servidora Anaildes que, por diversos anos, se dedicou à comunidade. ” Escolhemos esse dia pra homenagear Anaildes pelos serviços que ela prestou por muito tempo no município. Então, nosso foco foi nos reunirmos com as filhas de Anaildes para atender a população assim, como a servidora fazia”, declarou.
Marcos Chou ressalta ainda a estrutura e os tipo de atendimentos ofertados aos usuários. ” Para a ação, contamos com a colaboração dos médicos, enfermeiros e todos que trabalham aqui no posto. Hoje temos atendimentos com profissionais nas áreas de cardiologia, ortopedia, oftalmologia, pediatria, ginecologia. Além disso, temos também dois clínicos gerais, realização de exames de lâmina, teste de HIV, verificação de glicemia e pressão arterial
“, explicou Marcos Chou.
Os filhos da homenageada estiveram presentes no evento e agradeceram a todos os envolvidos na organização, amigos e participantes. “Minha mãe por muito tempo foi servidora e trabalhou com muito amor, atendeu o povo com gosto e satisfação. Acho mais que merecida essa homenagem. Estamos fazendo o que minha mãe gostava muito de fazer”, afirmou Ana Cristina.
A dona de casa Matildes Santos, moradora do conjunto Fernando Color, fala que o evento foi bonito não só pela homenagem, mas também por ofertar vários atendimentos à população. ” É uma ação que beneficia todos e uma homenagem
muito bonita. Acho que ações como essa deveriam ter mais vezes “, declarou.
Secretaria de Esporte realiza ação para recuperar campos de futebol do município
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo (Semelt) em parceira com as Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Meio Ambiente, iniciou na última terça,10, vistorias nos campos de futebol da cidade. A iniciativa visa melhorar as condições destes locais e oferecer conforto para os munícipes que os utilizam.
“Iniciamos a ação pela Sede de Socorro, mas iremos visitar todas as regiões do município que têm áreas de futebol de campo e de areia para verificar o que está danificado, fazer a marcação dos campos, realizar a limpeza e fazer todo o possível para deixá-las em condições de serem utilizadas”, disse o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, João Luís de França.
Segundo ele, o apoio das secretarias de Obras e de Meio Ambiente, através da Diretoria de Limpeza e Serviços Urbanos (Limsurb) é fundamental. “Essa parceria é essencial para que possamos recuperar os campos de grama e areia de Socorro. Agradeço aos secretários Eliel Felipe (Obras) e Washley Ramos (Meio Ambiente) por disponibilizar suas equipes para nos ajudar”, ressaltou João Luís.
Calçamento segue na Piabeta e agrada moradores
A história dos moradores da Piabeta vem sendo reescrita e com um final feliz através das ações que estão transformando a vida das pessoas para melhor. A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), realiza a pavimentação e a drenagem de 17 ruas na localidade que visam dar mais qualidade de vida aos mais de 20 mil residentes da região.
Durante esta semana, os operários estão trabalhando no rejunte dos paralelepípedos da travessa A3, via que existe há mais de 20 anos. Somente este mês, foram concluídos os serviços de toda a rede de drenagem e de calçamento das ruas A3, B3 e da Travessa A3, o que agradou os moradores da região que por vários anos esperavam pela obra.
No passado, a chegada do inverno gerava tristeza e insatisfação aos moradores que residiam na rua B3 porque a via alagava e as águas invadiam as casas. Agora, com a chegada do calçamento, a dura realidade foi transformada como comprova a dona de casa Silene de Santana. “No período chuvoso a água chegava e entrava até a canela dentro de minha casa. Hoje pode chover a vontade que não me preocupo mais”, afirmou contente.
Sem precisar levar o par de sapatos dentro da bolsa para calçar e chegar aos locais limpa, a dona de casa Carla de Lima elogiou o calçamento da rua A3, onde vive há 25 anos. “Desde os cinco anos de idade que convivo com a lama na porta de casa. Quando saia levava um par de sapatos dentro da bolsa para assim que chegasse ao destino calçar e não ficar com os pés sujos de lama. Agora depois deste calçamento saio de casa de salto alto”, declarou.
Comerciante há mais de 20 anos na travessa A3, rua que está com o calçamento sendo finalizado, o vendedor José Humberto Araújo Santos demonstrou toda sua felicidade com a economia de dinheiro que a obra irá trazer. “Trabalho vendendo comida e isto me fazia gastar muito dinheiro em produtos para manter o ambiente limpo. Agora as coisas irão ficar limpa por mais tempo, sem a poeira que tanto incomodava”, disse.
Obra
Na Piabeta, a Prefeitura de Socorro está realizando obras de pavimentação e drenagem em 17 ruas, dentre elas estão as seguintes vias: travessa B1 e as ruas F1, G1, H1, I1, A3, E3, C3, Contorno 3, K1, J1, A3, Contorno 1, B3, Drenagem Bacia 01, Drenagem Bacia 02 e Drenagem Bacia 03. No total, serão mais de 10 km em calçamento na localidade.
Investimentos
O dinheiro investido na obra do calçamento de ruas da Piabeta é fruto da emenda do ex-deputado federal e atual senador Eduardo Amorim que disponibilizou para o município de Nossa Senhora do Socorro o valor de R$ 6 milhões para o calçamento e drenagem pluvial de ruas, travessas e avenidas. Além da Piabeta, as comunidades Santo Inácio, Santa Cecília, Parque dos Faróis e São Braz também foram contempladas com os recursos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL