Com o objetivo de ofertar serviços de qualidade no setor da Saúde de Rosário do Catete, município distante 37 quilômetros de Aracaju, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, acaba de fazer novas aquisições. Uma delas é o aparelho para a realização de exames de hemograma, intitulado por Sysmex XS 800i. O equipamento, considerado altamente tecnológico, foi adquirido com recursos próprios – um investimento de R$ 57 mil – para o laboratório de exames da Clínica de Saúde da Família Dr. José Edmar Mesquita de Almeida, tornando – o um dos ambulatórios mais equipados do estado.
O aparelho está à disposição da comunidade rosarense desde o último dia 15 de junho. Com a compra do equipamento, exames como hemograma completo, fezes, urina e mais 33 tipos de análises ambulatoriais são feitos na própria cidade, facilitando a vida dos moradores que não necessitam se deslocar para outros municípios para realizá-los.
“Era um anseio antigo da população rosarense, aproximadamente oito anos, há espera de um aparelho que facilitasse a coleta dos exames, dando resultados precisos e minuciosos. O Symex XS 800i é utilizado atualmente nas principais clínicas particulares do estado, raramente encontrado em um laboratório gratuito. E hoje, graças à sensibilidade no prefeito que enxergou essa necessidade, os moradores de Rosário podem disfrutar do serviço prestado, sem precisar sair da cidade”, destaca o secretário de Saúde, José Souza Santos.
De acordo com o secretário, além do aparelho, um microscópio e materiais foram comprados, melhorando ainda mais a prestação dos serviços. “Nosso laboratório passou um bom tempo fechado por falta de materiais para as coletas e isso não pode acontecer. Então, colocar o local em funcionamento também foi uma prioridade do prefeito. Compramos inicialmente os materiais, depois o microscópio que auxilia na detecção de doenças e agora, o aparelho para exames de hemograma”, detalha José Souza.
Mais investimentos
Outros grandes investimentos da Prefeitura na área da Saúde, também se destacam, mostrando a primazia do setor para a gestão. Estes são: a compra de uma motocicleta para realizar a coleta de exames nas residências, e a criação do “Seguro Remédio”, garantindo o tratamento medicamentoso da população carente de Rosário.
“A motocicleta foi comprada para o setor de endemias para que os agentes possam se dirigir às residências com algum foco de doença, como a do barbeiro, e já fazer a coleta do material para identificar se há algum infectado. Facilitou para os profissionais que podem trabalhar com mais agilidade e eficácia, e para os moradores, que recebem os resultados rapidamente e já podem iniciar os tratamentos”, explica o prefeito de Rosário, Etelvino Barreto, o Vino.
Sobre o Seguro Remédio, o prefeito enfatiza que é um projeto inovador do Governo Municipal que visa oferecer remédios à população. “Remédios que não estão disponíveis na Farmácia Básica do município. Apesar do local obter hoje 120 tipos de medicamentos diferentes, alguns não são disponibilizados por não fazerem parte da lista emitida pelo Ministério da Saúde. Neste caso, quando o morador precisa do remédio para o tratamento, preenche um relatório com a assistente social da Secretaria de Saúde e dentro de 72h recebe o medicamento”, ressalta Vino destacando a importância dos investimentos.
“Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo nosso município, a saúde é e sempre será prioridade em nossa gestão. O exemplo está nestes investimentos, uma máquina importantíssima para o povo do município, por quase R$ 60 mil. Além deste equipamento, temos o microscópio, os materiais e a motocicleta. Tudo para que a população não precise se deslocar para outras cidades para fazer os exames que Rosário já disponibiliza”, conclui.
Empauta Comunicação